Desemprego com coronavírus aumenta e desperta o empreendedorismo por necessidade

O governo divulgou nesta quarta-feira (27) os dados preliminares sobre o emprego com carteira assinada. Entre os meses de janeiro a abril de 2020, o país perdeu 763.232 vagas de trabalho. O setor mais atingido pela crise foi o comércio, com encerramento de 342.748 postos. Reflexo da crise do coronavírus, que afetou diretamente não só a saúde, como a economia do país.

Diante desse cenário de incertezas, visto que não dá para afirmar quanto tempo ainda levará para o término da pandemia, milhares de brasileiros devem sentir  uma série de mudanças. Com o número de demissões, redução de jornada de trabalho e salários, a taxa de desemprego no próximo trimestre pode passar de 12,2% para 15%.  

Mas, se por um lado a pandemia do Covid-19 vai afetar milhares de empregos, por outro também trará novas oportunidades. Uma delas é o aumento do empreendedorismo por necessidade, no qual os recém-desempregados poderão investir em um negócio próprio, com menos riscos e baixo custo.

Para isso, há microfranquias que oferecem um formato mais promissor, não sazonal e seguro para quem vai se adaptar ao mundo pós-pandemia. Além do modelo home based que pode ser instalado e gerenciado de dentro de casa, o store in store –  literalmente uma loja dentro da outra – são empreendimentos ideais para quem vai começar.

Entre as franqueadoras que disponibilizam esses dois formatos está o Mr. Fit, principal rede de alimentação saudável do país, que disponibiliza um modelo de negócio para a venda de marmitas congeladas. Com investimento de R$ 6.250,00 já está inclusa a taxa de franquia, um estoque inicial de 100 refeições e material de divulgação, além de um freezer adesivado que pode ficar dentro de supermercados, salões de beleza, academias e escolas.

A Jan-Pro, maior rede de franquias home based do mundo e presente há quase dez anos no Brasil, atua dentro de um setor que segue e vai continuar em alta: o da limpeza comercial. Com investimento inicial de R$ 20 mil, o franqueador centraliza a gestão do cliente e apenas passa a demanda para que o franqueado realize a limpeza. O foco dos atendimentos está em restaurantes, escritórios em geral, academias de ginástica, bancos, consultórios médicos, entre outros.

Para quem gosta de inglês, a rede The Kids Club, especializada no ensino do idioma para crianças dos 18 meses aos 12 anos, oferece um modelo home based pelo valor de R$ 23.500. Já, a Mr. Kids especializada no ramo das vending machines, oferece o modelo store in store por um investimento inicial de R$ 18.700,00, valor que engloba o equipamento e a taxa de franquia. O franqueado conta com a assistência da rede para instalação em pontos estratégicos e já pré-negociado.