Desempenho da primeira loja física da Gênio da Locação, em Campinas, supera expectativas

Veterano no sistema de franquias, o Grupo Gênio administra a marca Container Segurança desde 2012 e criou, no ano passado, a franquia Gênio da Locação, pioneira em oferecer o delivery de locação de equipamentos de pequeno porte para a construção civil, jardinagem, manutenção e serviços de limpeza por meio de sua franquia móvel.

A Gênio da Locação tem foco justamente em expandir-se por meio dessa franquia móvel, um container com os principais equipamentos para locação que o franqueado leva às obras e loca na hora. O custo de implantação de uma franquia móvel, pela qual se pratica o delivery, é bastante acessível: com valores a partir de R$ 100 mil, é possível adquiri-la.

Mas, a Gênio da Locação também oferece a formatação de loja física, que exige um investimento maior e ponto comercial – e que, certamente, tem valor de faturamento, também maior, proporcional ao investido. Para entender seu mercado de atuação e como o consumidor da loja física se comporta – afinal, na loja móvel, o franqueado vai até o cliente, tornando a locação uma commodity, enquanto na loja móvel é o cliente que procura pelo produto –, a franqueadora instalou a primeira loja física em Campinas (SP), uma loja própria, piloto.

A loja-piloto da Gênio da Locação

A loja-piloto da Gênio da Locação fica em uma avenida de grande movimento e é utilizada para treinamentos de novos franqueados da rede e franqueados já em operação, teste de produtos de novos fornecedores homologados, implantação de programas e softwares e tudo o mais que a franqueadora deseja realizar na rede. “O que pensamos em fazer na rede franqueada é feito primeiramente aqui, porque passa por ajustes antes de ser implantado nas unidades franqueadas”, comenta Alexandre Rodrigues, Diretor de Operações.

Como a Gênio não possui mais unidades físicas, apenas lojas móveis, é também nesta loja que é testado tudo o que é relacionado a esta formatação. Até mesmo a estrutura da franqueadora se concentra neste lugar, nos andares superiores da loja. “Queremos realmente estar próximos à operação, para entender o que se passa com nosso franqueado e, assim, poder lhe prestar suporte eficiente”, diz o Diretor.

E o que Rodrigues e sua equipe puderam comprovar, nos quase seis meses de operação da loja física da Gênio da Locação, é realmente uma prova de viabilidade deste modelo de negócio: o cliente de construção civil tem o hábito de locar equipamentos e os procura também em lojas físicas. “Em dado momento, não tínhamos mais betoneiras para alugar. Como a loja tem um espaço físico muito grande, há uma betoneira bem na porta, decorando o ambiente. Chegou um cliente e falou: levo essa. Explicamos a ele que ela era apenas decorativa, ele perguntou se funcionava e, quando dissemos que sim, ele insistiu que precisava muito dela. Acabamos cedendo e ficamos com um espaço vago bem na frente da loja, só para agradar o cliente e fidelizá-lo”, recorda Rodrigues. A partir dessa locação, todos os equipamentos de mostruário começaram a ser locados, até que a gerência da loja pudesse fazer novas aquisições e, assim, ampliar o estoque de produtos para locação. “Não imaginávamos que a procura seria tão grande, em tão pouco tempo!”, comemora o Diretor.

Essa procura, claro, impactou positivamente no faturamento da loja e no retorno do investimento que a franqueadora fez nela. “Nós sempre acreditamos no nosso próprio negócio, tanto é que investimos nele. Mas ele, certamente, nos surpreendeu”.

A loja física da Gênio da Locação requer um investimento mínimo de R$ 250 mil. A franqueadora aceita que o franqueado, por exemplo, inicie sua operação com lojas móveis e, com o faturamento delas, migre para a loja física, caso deseje. “Cada situação demanda um estudo e temos muita cautela com investimentos e posicionamento de nossa marca, afinal, desejamos que o franqueado tenha sucesso e fique conosco por muito tempo”, pondera o executivo.