Delícias viram franquia com reforço da Unicamp

A Olha o Churros! também desfruta do doce sabor de atuar sozinha em seu segmento

A Olha o Churros!, única rede de franquias especializada na oferta de churros premium com indústria própria, foi criada pelos empreendedores Gabriel Rodero e Rafael Zanetti.

A primeira operação da dupla foi inaugurada em 2014, no Shopping Piracicaba, já no modelo de franchising. Dois meses depois, foi inaugurada a segunda unidade da rede no Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas. Até o fim daquele ano, já tinham 5 lojas em funcionamento. Atualmente, são 34 lojas.

Além dos cuidados com a qualidade, a massa dos churros tem a particularidade de ter sido desenvolvida desde o início dentro do GEPEA (Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos da UNICAMP).

Conversamos sobre esse característica diferenciada e outros temas como crescimento e logística com Gabriel Rodero, gerente de marketing e expansão da rede Olha o Churros! Confira a seguir.

Mapa das Franquias: Como definir churros “premium”?

Gabriel Rodero: O churros premium para nós, da Olha o Churros!, é algo feito com ingredientes de qualidade, sabores que são referência de mercado, e principalmente de maneira padronizada, levando sempre confiabilidade ao consumidor final.

Mapa das Franquias: Por que a Olha o Churros optou por fábrica própria? Os franqueados só podem adquirir da fábrica ou têm liberdade de buscar outros fornecedores? Qual a capacidade de produção da fábrica?

 Gabriel Rodero: A Olha o Churros! optou por possuir uma fábrica própria, distanciando-se de suas varejistas concorrentes, a fim de garantir uma maior garantia e qualidade dos produtos que produz a nível Brasil, além de possibilitar maiores margens aos franqueados.

Ao todo, são mais de 3 milhões de churros comercializados ao ano, número contabilizado em 2016 e cuja as expectativas é bater a margem dos 5 milhões em 2017. 

A rede investiu nesse mercado e estudou a fundo, planejando cada etapa, de ponta a ponta, da indústria ao varejo. O comprometimento, portanto, não está somente na venda final do produto no PDV, mas sim na preocupação de reunir as melhores práticas para o todo o sistema: da seleção das matérias-primas, até a padronização e entrega em todas as unidades da rede espalhadas pelo Brasil, passando pelos equipamentos fabris, desenvolvimento da massa exclusiva e recheios amplamente testados.

Ciência & Sabor

Mapa das Franquias: Qual foi o papel do GEPEA da Unicamp nesse processo?

O GEPEA (Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos da UNICAMP), atua, desde o início, como consultoria responsável por desenvolver as fórmulas e processos de produção e distribuição das massas de churros, além da adequação às práticas de fabricação às normas da ANVISA.

Gabriel Rodero: Foi realizada toda a adequação perante às normas do estabelecimento e do PDV, através da elaboração de um manual de boas prática de fabricação (MBPF) e da definição dos procedimentos operacionais padrão (POP’s), garantindo também uma maior segurança para o consumidor, fatores essenciais para atender à demanda de toda a rede.

Além disso, realizamos a validação sensorial do produto, assegurando sua aceitação pelos consumidores, com a execução de mais de dois mil testes no período de 18 meses.

Mapa das Franquias: Como é a estratégia de expansão? Se estou em um estado onde a fábrica não alcança, posso ser franqueado?

Gabriel Rodero: O desenvolvimento das massas permitiu a produção e distribuição pela própria empresa, de acordo com os objetivos da franqueadora. O alcance da rede é nacional, dessa forma investidores de qualquer Estado podem ser candidatos à franquia.

Mapa das Franquias: Como é a logística de entrega de produtos perecíveis? O que acontece se o franqueado ficar sem produto?

Gabriel Rodero: São aplicados os controles de rastreabilidade em cada lote fabricado, a fim de que a rede tenha total controle sobre cada item que deixará a fábrica rumo às unidades espalhadas por todo o Brasil. Devido a um planejamento rigoroso, a empresa garante a entrega a todos os franqueados.

Mapa das Franquias: Como e onde a franquia pretende crescer daqui pra frente? Os sinais de retomada econômica animam?

Gabriel Rodero: A meta é chegar a 50 lojas até o final de 2018 espalhados em todo o Brasil.