Culinária tailandesa em franquia consciente

Inspirado na cozinha e na cultura tailandesa, a rede de franquias de restaurantes Khea Thai tem à frente as empresárias Malu Pontes, e Milene Dellatore, chef formada em gastronomia na Tafe University, na Austrália.

Milene morou por anos na Tailândia e utiliza o seu conhecimento da gastronomia local para comandar a cozinha dos restaurantes no Brasil.  

O grande destaque da culinária tailandesa é o curry, tempero adicionado à maioria dos pratos à base de carnes, peixes e frango, sem contar os molhos baseados em leite de coco e massas sem glúten.

O menu do Khea Thai ainda contempla pratos e petiscos vegetarianos, sendo que as receitas das bebidas foram trazidas da Tailândia. Existem ainda alguns drinks criados por um mixologista de São Paulo.

O Khea Thai também é pautado por ações de responsabilidade socioambiental os restaurante têm um sistema de reutilização de água dos aparelhos de ar-condicionado e trabalham com descarte seletivo dos resíduos. Além disso, possui horta própria para o cultivo de temperos e especiarias, livre de agrotóxicos. Vale lembrar ainda que a rede já extinguiu o uso de canudos de plástico de suas lojas, tendo sido estes substituídos por canudos de bambu ou papel.

O Mapa das Franquias conversou com Milene Dellatore, chef de cozinha e sócia-proprietária do Khea Thai, para saber como é sua relação com seus franqueados e muito mais. Confira a seguir.

Mapa das Franquias: Como surgiu o Khea Thai e como a marca entrou pro franchising?

Milene Dellatore: O Khea Thai surgiu em 2012 quando começamos a cozinhar comida tailandesa em São Paulo dentro do apto. O projeto foi crescendo e em 2014 resolvemos abrir a loja física no interior de São Paulo, na cidade de São José Rio Preto.

O Khea Thai entrou para o Franchising em 2016. Em 2017 abriu a primeira loja em Curitiba dentro do loja Park Shopping Barigui. Hoje tem 3 lojas na cidade de Curitiba e em 2019 pretendemos chegar a 10 unidades.

Mapa das Franquias: Qual o grande diferencial do Khea Thai? No que o diferencial beneficia o consumidor e como afeta o franqueado?

Milene Dellatore: O grande diferencial do Khea Thai é oferecer a culinária Tailandesa com a mesma qualidade, ingredientes porém com 50% em média abaixo dos preços praticados na concorrência. Isso faz com que a comida Tailandesa alcance um público muito maior e consequentemente o faturamento dos franqueados. Isso só é possível, pelo sistema de distribuição desenvolvido pela franqueadora. Um exemplo é que uma loja do Khea Thai, tem a média de 4 funcionários apenas. Deixando os custos menores e melhores preços para os clientes. 

Mapa das Franquias: Qual a importância de sustentabilidade no dia a dia da franquia e como o conceito é colocado em prática?

Milene Dellatore: O Khea Thai recicla todo material reciclável que é utilizado em suas lojas. Bem como reutiliza água de ar condicionados para limpeza de suas áreas externas. O conceito de sustentabilidade é trabalhado constantemente nos treinamentos dos franqueados.

Mapa das Franquias: A rede trabalha só com hortas próprias ou também tem fornecedores homologados? Como é verificado se eles também observam o princípio da sustentabilidade?

Milene Dellatore: Nossos fornecedores homologados passam por um crivo de procedência dos produtos, desta maneira nosso franqueado tem a certeza de que o fornecedor homologado está de acordo com as normas do Khea Thai. 

Concorrência, treinamento e crescimento

Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes?

Milene Dellatore: Os principais concorrentes do Khea Thai hoje são restaurantes de culinária não convencionais, tais como; asiáticos em geral e de países estrangeiros.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado? Por quê? Como é o treinamento oferecido ao franqueado?

Milene Dellatore: O franqueado que consiga passar os valores e a missão do Khea Thai para frente. Buscamos investidores que estejam disponíveis para trabalhar em suas lojas, que entenda que franquia, não é um aparelho que liga na tomada e sai dinheiro, que é necessário trabalhar também e estar presente no negócio. Buscamos por quem queira crescer e se desenvolver com a marca. Nossa intenção é que o franqueado tenha mais de uma unidade, pelo baixo custo de implantação e facilidade na gestão das lojas.

Mapa das Franquias: Quantas horas de duração?

Milene Dellatore: O treinamento é de 4 dias em nossa unidade e de 7 dias na unidade do franqueado.

Mapa das Franquias: Há algum custo para o franqueado?

Milene Dellatore: Não, esse valor já está incluso na taxa de franquia.

Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento no dia a dia da rede? A consultoria de campo acompanha os franqueados? Como é feito esse suporte?

Milene Dellatore: Temos consultoria em campo e o acompanhamento é feito diariamente. 

Mapa das Franquias: Qual a rentabilidade do investimento na franquia?

Milene Dellatore: De 15 a 18%

Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2019 e quais as melhores praças para crescer?

Milene Dellatore: O plano de expansão é chegar em São Paulo com 3 unidades para 2019 e mais 5 unidades no Paraná e 2 unidades em Santa Catarina.