Cresce demanda de serviços nas lavanderias profissionais

Roupa suja se lava cada vez mais em lavanderias, é o que está ocorrendo nas cidades brasileiras. Segundo dados do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo), estima-se que cada lavanderia doméstica atende em média 13.500 clientes/ano. Nesse panorama, estão as redes de franquias de lavanderias, em formatos tradicionais ou modelos self service, que oferecem serviços de limpeza que vão desde as roupas do dia a dia a itens de casa, como cortinas e tapetes, e também artigos de bebês, como os carrinhos.

O comportamento dos clientes mudou, e os valores dos serviços diante da atual demanda também mudou, há mais promoções e planos por tipo de consumo, o que tornou tudo mais prático e acessível no universo das lavanderias profissionais. Na rede Quality Lavanderia, por exemplo, a quantidade de peças que os clientes lavaram no primeiro trimestre de 2019, cresceu 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. E o faturamento neste mesmo período cresceu cerca de 9%.

“Economia de tempo, recursos e de dinheiro é algo fundamental, por isso lavar a roupa em uma lavanderia profissional está se tornando um sinônimo de melhor custo-benefício, desmistificando a ideia de ‘custo extra’ e facilitando a vida de muita gente. Quem antes não via claramente o por quê de lavar roupas em lavanderia, hoje já compreende os benefícios que isso gera”,  comenta Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas da rede Quality Lavanderia.

“E as vantagens são muitas: além dos pontos citados acima, há aumento na durabilidade das roupas, higienização completa, secagem e passadoria adequadas, evitam manchas e deformação das peças em todas as etapas do processo de lavagem e secagem, já que os profissionais são especializados para higienizar qualquer tipo de peça”, completa Claudia.

Além disso, para promover uma experiência a mais aos clientes, há lojas que oferecem acesso ao wifi, música ambiente, TV, café, estacionamento, entre outros benefícios.

Com essa crescente de clientes em lavanderias, ter um diferencial de serviço pode gerar melhores resultados. “Para me diferenciar no mercado, tornei-me especialista na higienização completa de peças de enxoval de bebê, por exemplo. Estruturei um passo a passo para este serviço. Em resumo, começa com a separação das peças por tipo e tamanho, segue até o uso dos produtos e de processos específicos para esta limpeza delicada, até a entrega final aos clientes. Um atendimento de fato personalizado”, relata Antonio Carlos de Oliveira Aleixo, proprietário da loja Quality Lavanderia no bairro Vila Mascote, em São Paulo. Com ações nas redes sociais para divulgar o serviço, o volume de higienização de enxoval cresceu cerca de 15% o faturamento da loja.

“O brasileiro vem se adaptando ao hábito de lavar roupas em lavanderias profissionais. E ainda existe a questão sustentável. Proporcionalmente, as máquinas industriais consomem menos água, o que evita o desperdício, além de ter um maior controle quando ao descarte dos resíduos”, completa Ricardo Monteiro, especialista em higienização e gerente operacional da Quality Lavanderia.