Conheça a franquia de 4 milhões de sorrisos

Os fundadores da OrthoDontic são responsáveis por um negócio que movimenta R$ 141 milhões e conquista sorrisos em 18 estados do país.

Um problema pode ser o ponto de partida para grandes oportunidades, é o que dita um dos princípios básicos do empreendedorismo e caracteriza a máxima que orientou um grupo de dentistas a revolucionar a odontologia brasileira. Os fundadores da OrthoDontic são responsáveis por um negócio que movimenta R$ 141 milhões e conquista sorrisos em 18 estados do país.

Foi no ano de 1998 que Fernando e Ana Lúcia Massi, Claudia Consalter e os irmãos Edmilson e Edilson Pelarigo, concluíram a graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Não sabiam na época, mas este seria apenas o primeiro ponto de convergência de suas carreiras. Logo no início das atividades em seus consultórios, os jovens cirurgiões-dentistas começaram a identificar obstáculos.

Enxergavam um mercado com grandes entraves, tanto para o cliente quanto para os profissionais. Os aluguéis e equipamentos eram caros, fazendo com que o valor final do serviço fosse pouco atrativo, com agravante de que em meio aos atendimentos, o tempo para realizar a administração do negócio tornava-se escasso. Altos custos somados a indisponibilidade para atividades como gestão e prospecção, resultavam em lucro suficiente apenas para pagar as contas, realidade que o grupo não aceitou de braços cruzados.

Um jeito novo de fazer odontologia

A inquietação do conjunto resultou em reuniões periódicas após o expediente, que deram origem à formatação do Plano Odonto Acessiv. O projeto tinha objetivo de aumentar a prospecção de pacientes através de visitas às escolas e parceria com outros profissionais, que ofereciam preços diferenciados aos clientes do plano.

Os primeiros meses de atividade revelaram um dado interessante: cerca de 95% dos pacientes procurava por tratamento ortodôntico. Em 2002, a informação acabou convertendo o plano em clínica, dando origem aos processos de prospecção, avaliação e fechamento de contrato que seriam utilizados por toda a rede OrthoDontic no futuro.  A marca de 1.000 clientes foi atingida ainda no primeiro ano, o que atraiu a atenção de outros empreendedores. Em pouco tempo, o grupo precisou deslocar a clínica londrinense para um espaço maior e inaugurou uma nova unidade em sociedade com um dentista, em Florianópolis – SC.

O interesse crescente de outros investidores levou o grupo a franquear o negócio e a primeira unidade Ortodontic Center foi inaugurada em 2004, em Presidente Prudente – SP. A aquisição foi feita por uma dupla de engenheiros, evidência de que o modelo de negócio estava tão bem estruturado que não seria preciso atuar no segmento da odontologia para conduzir uma clínica. Desde então, profissionais das mais diversas áreas têm aderido ao know how, provando que o fundamental para a rede é a capacidade de gestão.

Em 2017, o espírito empreendedor da franqueadora desencadeou um processo de redesign de marca, com objetivo de modernização e estreitamento de laços com o cliente. Atualmente, a rede de clínicas OrthoDontic, conta com mais de 190 unidades e há 15 anos oferece serviço de qualidade em ortodontia a milhões de brasileiros.

Qualidade e acessibilidade em escala

Atendimento especializado, com materiais de primeira linha e tecnologia a serviço do cliente são algumas das variáveis que consagraram a marca como a melhor rede de franquias do Brasil no segmento de bem-estar e saúde. O título foi concedido pela PEGN em 2017 pela segunda vez, e comprova que o alcance do ideal projetado pelos sócios no início de suas jornadas tem se tornado uma realidade cada vez mais palpável.  

A OrthoDontic foi pioneira no franchising dentro do setor e segue apostando em inovação para garantir um serviço excelente e acessível. “O cliente merece o que tem de melhor na odontologia mundial e é o que a marca entrega. Um reflexo disso é que grande parte dos novos clientes vêm por indicação de pacientes ativos.” explica Fernando Massi, diretor da OrthoDontic.  

O sucesso da franqueadora é fruto dos avanços proporcionados não somente ao cliente final, o franqueado é assistido desde a escolha do ponto até a implantação e gestão do negócio, através de treinamentos e consultoria de campo. Os profissionais do setor também ganharam uma nova possibilidade de trabalho, com infraestrutura de primeira linha e tecnologia de ponta para otimização dos procedimentos.

O mercado de saúde, bem-estar e beleza é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo a ABF, o ramo apresentou crescimento de 17% no primeiro trimestre de 2017, com relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento do segmento, em 2016, foi de 151,24 bilhões no total. Diante de números tão positivos, a projeção de expansão da OrthoDontic ultrapassa os limites do território nacional. O plano é chegar a América Latina, América Central e Europa em cinco anos, contando com o apoio dos mais de 4 milhões de sorrisos conquistados pela rede.