Conheça 9 franquias que foram bem avaliadas pelos franqueados em 2019

É preciso pensar bem antes de investir em uma franquia. No mercado, existem centenas de opções, no entanto, nem todas são empresas consolidadas e entregam a rentabilidade prometida. Uma dica importante para quem quer investir nesse modelo de negócios é ficar de olho nas redes que ganharam o selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Neste ano, a entidade selecionou 231 marcas e a entrega do prêmio foi no dia 26 de abril.

O selo é baseado na opinião dos franqueados das redes. Eles respondem, anonimamente, um questionário que leva em conta critérios como: satisfação geral com a marca e com a rentabilidade. Além disso, avaliam o suporte que a franquia oferece para os seus parceiros. De acordo com a ABF, existem no Brasil cerca de 2.800 redes de franquias e menos de 10% fazem parte desse seleto grupo de chanceladas. Para quem quer investir nesse setor, mas não quer ter dor de cabeça, listamos 9 franquias chanceladas pela ABF com investimento a partir de R$ 80 mil.

Casa do Construtor

Com o mercado de construção aquecido, a Casa do Construtor pode ser um ótimo investimento. A rede de franquias é especializada em locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia, como por exemplo, andaimes, rompedores e betoneiras. A rede conta com seu modelo tradicional de franquia, que custa a partir de R$ 555 mil e consiste em uma unidade com mais de 300 m². Em 2019, a marca pretende alcançar o faturamento de R$ 270 milhões.

CEBRAC

A procura por qualificação está se tornando cada vez mais frequente. Esse cenário pode ser um bom nicho de mercado para ser explorado pelos empreendedores. A franquia CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) conta com profissionais apaixonados por educação e oferece os melhores cursos em diversas áreas: administrativa, tecnológica, comercial, industrial, saúde, desenvolvimento pessoal, beleza e idiomas, com metodologia própria e foco em empreendedorismo, sustentabilidade e responsabilidade social. A empresa também é pioneira em utilizar Realidade Virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula. O investimento da franquia é a partir de R$ 305 mil.

Com mais de 90 unidades em operação em todo o território nacional, é a rede de ensino mais premiada do Brasil: octacampeã 5 estrelas pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, destaque como uma das 100 PMEs que mais cresceram no Brasil pela revista Exame e premiada com selo de excelência em gestão pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) por 12 anos consecutivos, entre outros prêmios.

Emagrecentro

O mercado de beleza é uma ótima opção para quem quer investir em uma franquia. Há três décadas no mercado, a Emagrecentro, rede de tratamento estéticos e emagrecimento, oferece um modelo de negócio a partir de R$ 80 mil. O faturamento mensal é de R$ 50 mil e prazo de retorno estimado em nove meses. São mais de 140 unidades no Brasil, e duas unidades nos Estados Unidos. Para auxiliar o franqueado, a rede não cobra taxa de franquia e todos os equipamentos e mobiliários, geralmente, são parcelados.

Espaçolaser

A Espaçolaser foi fundada em 2002 por Ygor Moura, Tito Veiga Pinto e Paulo Iasz de Morais com a abertura da clínica de Moema. Atualmente, a empresa possui 475 unidades, sendo 425 em funcionamento e 50 em implantação. A rede entende que sua missão é proporcionar bem-estar e qualidade de vida através da melhor técnica de eliminação dos pelos indesejáveis de mulheres e homens. Para isso, utiliza o laser Alexandrite. Além de representar uma forma definitiva de remoção dos pelos, este equipamento possui um sistema especial de resfriamento por gás criogênico, que torna as aplicações mais rápidas e confortáveis do que os demais métodos. 

Instituto Embelleze

Maior escola de beleza da América latina, a rede de franquias oferece formação profissional na área, com cursos de cabeleireiro, barbeiro e maquiagem profissional. Tem hoje 348 franquias no país, com investimento inicial de R$ 160 mil.

Patroni

A Patroni, rede de franquias especializada no segmento de alimentação, foi fundada há mais de três décadas pelo paulistano Rubens Augusto Junior. Com 210 lojas no Brasil, a rede trouxe para as praças de alimentação de shoppings as pizzas artesanais de forno a lenha. Para se destacar no mercado, recentemente, a franquia também abriu o seu tradicional forno para as suas principais carnes como, costelas suínas e galetos. A marca também conta com um cardápio de massas, além da linha exclusiva de parmegianas. O investimento é inicial é entre R$ 385 mil a R$ 465 mil.

OdontoCompany

A OdontoCompany conta com mais de 650 unidades comercializadas, sendo 421 unidades em funcionamento em todo o país. Com objetivo de levar atendimento de qualidade e tecnologia de ponta para um público que de outra forma não teria acesso a esses serviços, a rede trabalha com preços acessíveis e ampla possibilidade de parcelamentos, oferecendo uma gama completa de serviços odontológicos para todas as idades, com clínica geral (procedimentos relacionados à manutenção da higiene oral e saúde bucal), implantes e ortodontia (colocação de aparelhos). A rede faz parte da SMZTO Holding de Franquias e o investimento é a partir de R$120.000,00.

United Idiomas

Há 10 anos no mercado, a United Idiomas já formou mais de 70 mil alunos e possui hoje 25 unidades comercializadas (24 franquias e uma própria). Além do estado de São Paulo, há escolas em Brasília, Curitiba, Palmas e Recife. Com foco no público adulto, a rede oferece aulas com horários flexíveis, que podem ser agendadas e desmarcadas por meio de um aplicativo, e uma metodologia que permite que o aluno aprenda a falar inglês em 18 meses. Além de cursos presenciais, a United também atua com educação à distância. O investimento na franquia partir de R$150.000,00.

HOPE

Há mais 50 anos no mercado, a HOPE – empresa 100% brasileira – é pioneira no segmento ao expandir por meio do franchising. Abriu sua primeira franquia em 2005 e, desde então, têm obtido excelentes resultados. Atualmente, a rede tem quase 200 lojas espalhadas em todo o Brasil e, além das lojas físicas, também atua no comércio eletrônico, por meio do site e fornece para varejos multimarcas no Brasil.