Como manter o engajamento na sua rede de franquias?

Publicado em 16/02/2017 por Imprensa

Por José Carlos Fugice, sócio fundador da GoAkira Consultoria Empresarial

Não é de hoje que temas como motivação e produtividade estão em pauta nas organizações. O motivo é simples. A diferença entre o sucesso e o insucesso de uma marca está nas pessoas que fazem parte dela. No caso das franquias, essa relação é ainda mais forte. Afinal, dificilmente uma unidade irá crescer sozinha. Por isso, é essencial que as marcas estejam sempre atentas ao engajamento dos seus franqueados.

Para isso, o franqueador pode investir em algumas estratégias para manter sua rede motivada, garantindo a saudabilidade e o crescimento da rede no longo prazo. Confira:

#1 – Estruture os canais de comunicação da rede

O primeiro passo para engajar seus franqueados é mostrando que você está sempre disposto a ouvi-lo. Para isso, invista na comunicação para melhorar o relacionamento com a sua rede. Dessa forma, você poderá ouvir as sugestões, mediar conflitos, gerenciar solicitações e ainda realizar pesquisas de satisfação e clima organizacional.

#2 – Crie um conselho de franqueados

Outra estratégia bem eficiente para a motivação de redes de franquias é a adoção dos chamados conselhos ou comitês de franqueados. Os temas podem ser variados como comercial, marketing, abastecimento e logística, produtos, entre outros. Tudo irá depender das necessidades da rede, é claro. Mas, essa simples atitude é extremamente positiva para envolver os franqueados com a rede e fazê-los se sentir realmente donos e responsáveis pelo negócio.

#3 – Realize convenções de resultados 

Depois de mostrar aos seus investidores que a franqueadora está aberta a ouvir e disposta a adotar suas sugestões é hora de reconhecer e informar o sucesso da rede. Realizar convenções periódicas é uma excelente maneira de reconhecer os talentos da rede e premiá-los pelos resultados alcançados. Pode ter certeza que esse será um ótimo incentivo para os franqueados se dedicarem as metas estabelecidas pela marca.

Agora, se você gostou dessas dicas, mas não faz ideia de como implantá-las, não hesite em procurar consultorias especializadas nesse mercado para te ajudar. Sem dúvida, os resultados irão te surpreender.

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Palavras-chaves: Franquias , Gestão de franquias , Goakira