Como estratégia de crescimento, Acqio busca expansão no norte do Brasil

Rede de franquias de pagamentos eletrônicos pretende abrir várias unidades até dezembro na região

O norte é um dos locais em que o franchising mais teve força recentemente. De acordo com os últimos dados sobre regionalização promovidos pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, no 2º trimestre de 2017, o norte ganhou muito em número de unidades de marcas franqueadas. Fato que – em junção com outros locais – evidencia a forte tendência de interiorização das redes de franquias pelo país.

A Acqio, rede de franquia especializada em pagamentos eletrônicos via POS, acompanha o mercado que vai de encontro com sua estratégia de expansão. “Estamos focando em regiões fora dos grandes centros, principalmente no Norte. Visualizamos que por lá, o interior tem muito potencial. Principalmente para nós que temos como público alvo o empresariado PME – Pequenas e Médias Empresas”, falou Carlos Rollo, diretor executivo da rede.

Mercado atrativo

De acordo com ele, o Norte desponta como uma região de interesse para a empresa por diversos motivos. Além de haver demanda pelas maquininhas de cartão, a bancarização na região vem sendo cada vez mais presente, o que ajuda na penetração do meio de pagamento cartão em relação aos demais.  Ajuda também nosso modelo de atendimento presencial através de um franqueado local.

Além disso, as previsões econômicas são favoráveis: o local, um dos menos afetados pela crise, espera um avanço projetado no PIB de 6% neste ano – fato que torna a região a única a superar, em dois anos, o efeito da recessão passada.

Planos de expansão

A microfranquia que conta hoje com mais de 600 unidades, tem planos ambiciosos para a localidade. “Queremos inaugurar várias unidades até dezembro. A priori, nosso foco é o interior do Amazonas, Pará e Rondônia, além das capitais Manaus, Belém e Porto Velho”, explicou. 

A Acqio concentra hoje cerca de 5,8% das franquias na região Norte e acredita que o valor acessível de negócio que possui, abrirá muitas portas. Para quem sonha em empreender e trabalhar com seu próprio negócio, a microfranquia oferece uma excelente oportunidade – o interessado pode se tornar um franqueado por apenas R$7.490 (incluindo a taxa de franquia + capital de juros). Valor que é dividido em até 12 vezes.

A administração do negócio pode ser feito em casa, já que a modalidade é home office. Os gastos são poucos, é necessário apenas um notebook com acesso a internet e telefone para auxiliar nas atividades. Os ganhos são estipulados em R$3.500 (lucro médio mensal).

10 maiores do Brasil

O objetivo de expandir para o Norte faz parte da estratégia de desenvolvimento da rede em 2018. A Acqio pretende se posicionar entre as 10 maiores redes de franquias do Brasil. A marca já está entre as 50 maiores redes do país, segundo recente levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que apontou que ela foi a rede que mais cresceu de um ano para outro com ascensão de 15 posições, conquistando em 2017 a 21ª posição do ranking com 672 pontos em funcionamento.

Para que isso seja possível, “Nosso foco é melhorar nossas ofertas de produtos e serviços para atrair novos franqueados e tornar esse negócio mais lucrativo em menor prazo para toda a rede”, diz Rollo.

De acordo com ele, algumas melhorias já foram realizadas em relação a operação para atrair novos franqueados. Uma delas é o lançamento da nova maquininha que opera em 3G e WIFI. “Esse lançamento é importante porque junto com nossos adquirentes e parceiros, passaremos a aceitar a bandeira Elo Débito que nos dará oportunidade de capturar um faturamento adicional de 17% nesta modalidade”, falou o diretor de marketing.

A novidade vem a calhar, já que agora, a rede passa a ter uma cobertura de mais de 99% de aceitação dos cartões de débito e crédito ativos em nível nacional (Dados do BC). “Isso também possibilita igualar taxas e prazos de pagamento ao lojista em todas as bandeiras, um benefício realmente relevante para este mercado”, finalizou.