Como adaptar o modelo de gestão de uma empresa para uma expansão

A liderança é um dos fundamentos mais importantes em qualquer empresa, mas o modelo de gestão de cada uma delas apresenta diferenças que variam de acordo com o tamanho e momento da companhia. Para que o negócio siga em crescimento acelerado, é fundamental manter diversos pontos alinhados com a equipe de trabalho. Em uma rede, por exemplo, o padrão de atendimento e o relacionamento entre franqueado e franqueador também são questões que devem ser levadas em conta. Pensando nisso, Georgios Frangulis, CEO e fundador da OAKBERRY, rede de alimentação saudável focada em açaí, reuniu dicas com base em sua experiência na internacionalização de sua marca.

Começar algo em outro país é semelhante a iniciar do zero em seu país de origem, já que é preciso se estabelecer diante de uma nova cultura. Segundo Georgios, com a chegada de sua marca no exterior, foi essencial reunir dados e informações relacionadas a área de atuação, manter a mesma competência e qualidade para garantir os resultados esperados. “O objetivo é continuar com o padrão de entrega, atendimento, e principalmente experiência de marca, mas é primordial entender como funciona o estilo de vida dos habitantes locais. Com a essência do business de pé, torna-se mais fácil fidelizar o consumidor e gerar identificação com a proposta”, afirma Georgios.

A rotina do empreendedor a frente do negócio também muda com a empresa chegando em outros países. Viagens, reuniões e apresentações se tornam cada vez mais comuns. Por isso, também é importante delegar funções para demais pessoas do time.

Realizar um bom planejamento é outro ponto importante para que o modelo de gestão continue eficaz mesmo com a mudança de ciclos da empresa. “Esse plano é desenvolvido para que sejam elaboradas metas e demandas, desta forma é possível assegurar que todos estejam alinhados em relação ao propósito e próximos passos”, pontua o Georgios. Hoje, a OAKBERRY, está presente em quatro países, sendo eles Brasil, Austrália, EAU e Estados Unidos. Até o final do ano a empresa pretende chegar também em países da Europa, China e ao Peru.