Com gestão única, Microcamp volta a expandir em São Paulo

A rede de escolas de informática Microcamp volta a expandir a marca nas cidades de São Paulo, Grande São Paulo e Baixada Santista. A decisão foi tomada recentemente, depois que o empresário Eloy Tuffi, fundador e presidente da Microcamp, retomou o uso exclusivo da marca.

A gestão da empresa estava dividida desde 2012 por conta do divórcio de seus sócios. Na época, Eloy Tuffi ficou com a gestão das escolas do interior de São Paulo e outros Estados além das unidades franqueadas, totalizando 75 unidades. A ex-esposa e sócia ficou com as 29 escolas da capital paulista e Baixada Santista, mas agora optou por trocar de marca.

Foram três anos de gestão dividida que causaram muitas dúvidas nos consumidores e nos alunos, além de desgaste para a marca. Não havia padronização no atendimento, nas aulas, o material didático não era o mesmo e a política de vendas era diferente. Com isso as reclamações aumentaram muito. Como a sede da empresa sempre foi em Campinas, as pessoas atribuíam tudo para lá. “Nós não tínhamos autonomia para resolver os problemas que não eram de nossas escolas. É muito difícil você montar uma empresa, consolidar uma marca, tornar-se referência no mercado e depois não ter controle sobre o negócio que você criou”, relata o empresário.

Para reverter a situação, a empresa adotou várias medidas como distinguir as duas empresas nos órgãos de defesa do consumidor; dar treinamento às equipes, principalmente na área de atendimento e vendas; contratar especialista em marketing digital para estreitar o relacionamento com os internautas nas redes sociais; fortalecer parcerias com grandes empresas como a Microsoft para poder oferecer benefícios aos alunos e aderir a projetos sociais.

Com essas medidas foi possível reverter o quadro e a com gestão única e centralizada novamente, todas as políticas, diretrizes, campanhas de marketing, promoções, metodologia de ensino, material didático, tudo será padronizado como sempre foi nas escolas que estavam sob o comando de Eloy Tuffi.

A expansão será de acordo com a demanda, avisa o empresário. “O interesse pela capital e Grande São Paulo sempre foi muito grande, mas eu não podia comercializar nesse território, que estava sob outra gestão. Agora eu posso, mas o país vive um momento econômico difícil, os investidores estão pensando muito antes de fazer algum negócio.” Para Eloy Tuffi, hoje, mais importante que quantidade é ter solidez e segurança. “Quero unidades bem estruturadas, rentáveis e que seja um bom negócio para a empresa e seus parceiros.”

O perfil do franqueado que a Microcamp busca permanece o mesmo de quando começou a franquear a marca, em 1994: profissional empreendedor, dinâmico, que saiba liderar e motivar sua equipe, e entenda de vendas.

Os números também não foram alterados. Taxa de franquia: R$ 30 mil em seis vezes. Investimento inicial: de R$ 150 a 340 mil, conforme a capacidade da escola. 

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