Com ações voltadas para seus franqueados, Moncloa registra crescimento e planeja próximos passos

Uma das principais preocupações de qualquer rede de franquias sempre será os seus franqueados. A crise gerada pela epidemia do novo coronavírus intensificou a necessidade das marcas em direcionar um olhar ainda mais atento para suas lojas franqueadas e oferecer alternativas e soluções para ajudar os pequenos empresários que investiram em sua marca a passar por esse momento difícil.

Foi o que fez a Moncloa Tea Boutique. Com 25 lojas espalhadas em 12 estados brasileiros, a rede de franquias se aproximou ainda mais dos seus franqueados e adotou uma série de iniciativas para amparar lojas que sofreram com uma queda brusca dos seus faturamentos após o fechamento dos shoppings. De encontros onlines a vouchers no e-commerce com direito à frete grátis, a marca adotou uma série de ações para manter sua marca e as vendas girando, mesmo que em um volume menor e já registra um retorno positivo dessas ações: o e-commerce cresceu 500% e a procura pelas franquias da Moncloa aumentou.

“Entendemos que neste momento nossa presença digital tem que crescer muito. Por isso, estamos investindo para tornar a Moncloa omnichannel, garantindo que o consumidor possa nos encontrar em diferentes canais”, explica Eduardo Jardim, sócio da marca. “Estamos muito próximos dos nossos franqueados, promovendo cursos de ampliação dos canais de venda e dando dicas diárias para que eles continuem faturando”, conta o empresário.

Cases

Um exemplo é a franqueada Letiane Silva, proprietária da loja da Moncloa no Jockey Plaza Shopping, em Curitiba – PR. “Tivemos um auxílio muito especial da equipe da Moncloa, sobre como utilizar melhor as mídias sociais, o delivery com frete grátis a partir de determinado valor e a questão do e-commerce com comissão, o que de fato mostra que a empresa está do nosso lado querendo nos ajudar nessa fase de crise”, destaca.

Outro exemplo é a Kelly Mota, franqueada da marca no RioMar Shopping, em Fortaleza – CE. Ela apostou numa solução caseira, literalmente. “Peguei alguns produtos e distribui gratuitamente para as pessoas do meu condomínio, sendo que muitas delas nem conheciam a marca. Assim, eu criei um novo canal de vendas que sempre esteve na minha frente, mas eu nunca havia enxergado”, destaca.

Já a Laís Barbieri, proprietária da Moncloa do Shopping Vila Lobos, em São Paulo – SP, contou com a Moncloa para organizar a gestão do fluxo de caixa. “Contamos com o suporte da franqueadora e conseguimos negociar prazos com nossos fornecedores, o que foi essencial para o período em que a loja física ficaria inoperante”, conta a empresária que também criou canais de venda no WhatsApp, Instagram e telefone, entregando via delivery, além de usar o e-commerce da marca usando o voucher disponibilizado pela rede.

Resultados e próximos passos

As ações já estão gerando resultados positivos para a marca: o e-commerce cresceu 500% desde a segunda quinzena de março. Além disso, a marca vem registrando um aumento na procura por franquias da Moncloa, com um perfil de pessoas que já são franqueados de outras redes. “Isso mostra que estamos no rumo certo e mostrando ao mercado que somos uma marca séria e realmente preocupada com nossa rede de franqueados”, afirma Jardim.

Os próximos passos já estão a todo vapor. A marca continuará com seus lançamentos previstos para 2020, com campanhas 100% digitais. Além disso, a Moncloa também está estabelecendo parcerias com canais de vendas como o Mercado Livre e a Privalia, para ampliar a disponibilidade dos seus produtos rumo à implementação do omnichannel. “Todas essas iniciativas nos ajudarão, no pós-crise, a deixar a nossa marca ainda mais fortalecida e preparada para atender os consumidores em todos os canais on e off disponíveis. Sabemos que o mundo nunca mais será o mesmo e por isso, a Moncloa nunca mais será a mesma”, finaliza Eduardo.