CNA é a primeira rede do Brasil a utilizar o SIELE como certificação internacional

Exame gerenciado pela Telefônica Educação Digital é aceito em 35 países e mais de 180 universidades no mundo

O CNA, uma das maiores redes de ensino de idiomas do Brasil, anunciou o SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) como nova certificação de proficiência em espanhol para seus alunos, disponível para a rede a partir da próxima aplicação do exame, prevista para dezembro de 2017. O SIELE é promovido pelo Instituto Cervantes, pela Universidade Nacional Autônoma do México, pela Universidade de Salamanca (Espanha) e pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e é administrado em todo o mundo pela Telefônica Educação Digital, empresa do grupo Telefônica especializada em oferecer soluções integrais de aprendizagem online para a educação e formação.

A novidade foi apresentada durante a 8ª Conferência de Ensino CNA, realizada entre os dias 18 e 20 de julho, em São Paulo. O evento reúne professores e coordenadores pedagógicos para debater diversos temas ligados à educação e apresentar as novidades da rede, como inovações e tecnologias aplicadas à metodologia CNA.

O SIELE é o primeiro sistema de proficiência internacional digital, que atesta o grau de competência na língua espanhola por meio de quatro provas: compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escritas, e expressão e interação orais; e tem como referência os níveis estabelecidos pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do Conselho da Europa.

Por sua característica digital, o SIELE é um exame ágil e flexível, que já dispõe de mais de 300 Centros de Exames Autorizados em mais de 55 países no mundo. A prova dura até três horas e, em até três semanas, é enviada ao candidato uma notificação por e-mail informando o resultado do exame. O certificado tem validade de dois anos e inclui a pontuação obtida na prova e sua correspondência com os níveis do MCER. O SIELE é aceito em mais de 180 universidades em 35 países em todo o mundo.

“A certificação internacional é um diferencial para alunos do idioma espanhol que pleiteiam estudar no exterior, já que é exigida em vários programas de intercâmbio, além de ser vista com bons olhos pela maioria das empresas nacionais e multinacionais com foco no mercado latino-americano”, avalia Marcelo Barros, diretor de Educação do CNA.

A parceria com o CNA reforça a estratégia da Telefônica Educação Digital de tornar o SIELE um exame acessível e consolidado no País.  “Estamos animados por ter o CNA como parceiro e poder disponibilizar aos alunos da rede uma certificação tão reconhecida internacionalmente, desenvolvida por instituições importantes, e que comprova que a pessoa certificada está verdadeiramente apta a se comunicar no idioma”, explica Luiz Castanha, diretor Geral da Telefônica Educação Digital no Brasil.