Clientes ajudam empreendedores a crescer cerca de 60%

A frase “o cliente sempre tem razão” é levada a sério por muitas empresas que oferecem espaço para feedbacks, a fim de melhorar seus resultados e a qualidade do que oferecem para o mercado. Atualmente, muitos empreendedores conseguem adotar sugestões, críticas e até as reclamações dos clientes para transformá-los em crescimento da organização.

É o caso da rede de franquias Sóbrancelhas, cuja presidente, Luzia Costa, acredita que levar em conta a opinião do cliente é essencial para a marca ser bem-sucedida. Diante disso, alguns serviços e produtos da empresa foram modificados e novidades foram lançadas. Ela exemplifica: “Resolvemos trabalhar com atendimento por ordem de chegada, o que rentabilizou o tempo e aumentou o número de atendimentos, ao invés dos tradicionais agendamentos com horários, graças às sugestões dos clientes”.

Além disso, as lojas aderiram à cabine de atendimento individual, gerando um crescimento no número de clientes masculinos, que por timidez não aderiam aos serviços. Com todas as mudanças, a lucratividade da Sóbrancelhas aumentou 60%.

Outra empresa que oferece espaço para os clientes é a rede de hamburgueria e comida mexicana Let’s Eat. Quando iniciou a operação, o fundador, Marcos Nunes, apostava em apenas dois pratos mexicanos, enquanto os clientes solicitavam ampliação do cardápio. Foi assim que o empreendedor abriu o leque de produtos e incluiu quinze especialidades do México. “Depois disso, consegui um aumento de 20% nas vendas”, informa Nunes.

O Mercadão dos Óculos trabalha com marca de ótica própria, possuindo uma indústria para criação e produção. Porém, muitos clientes procuravam produtos de grifes como Ray-Ban e Vogue. Como a demanda era grande, a rede passou a incluir outras marcas na linha de produtos, alcançando um crescimento de 30% no faturamento de cada loja da franquia.

Já a Quinta Valentina mudou totalmente seu conceito devido às sugestões dos clientes. Antes o formato eram lojas físicas, mas atualmente o atendimento é realizado a domicílio. Porém, devido à falta de tempo para receber as franqueadas, surgiu a ideia de deixar os sapatos para retirada no dia seguinte. “Com essa adaptação, que passou a ser a norma da franqueadora, o trabalho das franqueadas está mais fácil e as vendas cresceram em mais de 20% das franquias”, completa Renato Kuyumjian, fundador da marca.

A Minds Idiomas também aderiu às sugestões dos estudantes e implantou um novo sistema de gestão, em que o próprio aluno marca suas aulas, consegue acompanhar os horários disponíveis e o seu desempenho nas provas. “Esse projeto auxiliou na retenção de alunos, aumentando a permanência em 7%, o que consideramos um grande resultado”, confirma Leiza Oliveira, fundadora da rede.

Economidia

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