Cinco dicas para ter sucesso no setor educacional

Publicado em 26/07/2016 por Imprensa

Diretor da Sigbol Fashion, Aluizio de Freitas, afirma que o segredo é estar sempre atualizado

As franquias têm se consolidado como um importante impulsionador econômico do país, durante o período de instabilidade econômica. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor registrou crescimento de 8,3% entre 2014 e 2015, superando R$ 139 bilhões. Dentro dos segmentos, as marcas de Educação e Treinamento têm tido destaque, representando 6,6% da receita do franchising no ano passado e registrando um crescimento de 4% no número de unidades franqueadas na comparação com 2014.


Aluizio de Freitas recomenda cinco dicas para quem quer tirar o plano do negócio próprio do papel em 2016 e planeja investir na área educacional. Há 36 anos o executivo, que desde 1996 assumiu o cargo de diretor, atua na rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes nas áreas de confecção e moda Sigbol Fashion, que faturou R$ 8 milhões em 2015 e tem 19 franquias distribuídas entre São Paulo e Distrito Federal, sendo pioneira ao oferecer formação no segmento de moda por meio do sistema de franquias.


1 - Procure uma área em que tenha afinidade


É preciso mais do que gostar, é necessário “amar” a área de atuação e negócio em que pretende investir. E, no setor educacional isso não é diferente. Com diferentes vertentes, que vão desde idiomas até técnicos profissionalizantes, é importante identificar o segmento que tenha mais sinergia com suas preferências de empreendedor.


2 – Converse com franqueados da rede


Prática comum na busca por um negócio para investimento, esse processo é importante para conhecer profundamente a marca. “Falando com quem acompanha de perto e profundamente o dia a dia do negócio, você se sentirá mais seguro na hora de investir seu capital, tempo e dedicação”, afirma Freitas.


3 – Invista em profissionais qualificados


No segmento de educação, assim como em muitas outras áreas, é fundamental contar com uma equipe capacitada e qualificada para atender cada vez mais e melhor as necessidades do público da marca. Além disso, promover treinamentos e incentivar a participação em eventos de capacitação também é papel do empreendedor, que também deverá buscar entender com profundidade seu nicho de atuação.


4 – Esteja sempre atualizado


O empreendedor precisa estar sempre atualizado com novas tecnologias, hábitos e comportamentos de seus clientes, ou seja, é fundamental que ele esteja um passo a frente do que é esperado do seu negócio, com o intuito de garantir a perenidade e sucesso do que está sendo oferecido ao mercado, que fica mais exigente a cada dia.


5 – Conheça o mercado


Um empreendedor precisa conhecer seu segmento e sua concorrência. É fundamental também investir em networking, com o intuito de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo de novo no mercado. “O setor educacional está em constante evolução, por isso, é importante se esforçar para acompanhar as tendências e outras marcas para não ficar de fora das preferências do público”, avalia Freitas.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Franquias de cursos profissionalizantes , Sigbol