Cidades pequenas, grandes negócios para franquias

As cidades pequenas têm mostrado grande potencial de retorno para os empreendedores que investem em franquias odontológicas. Mercado não tão disputado como nas metrópoles, concorrência menos acirrada, menor investimento e retorno rápido são vantagens apontadas por franqueados da Odontoclinic, uma das maiores franqueadoras de serviços odontológicos do país, com mais de 200 clínicas em 16 estados.

Um bom exemplo é a unidade da Odontoclinic em Espumoso/RS, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes. Lá, o casal Silvane e Fernando Stefenon montou uma franquia há quatro anos. “Minha esposa é dentista e queríamos ferramentas para gerir com eficiência seu consultório. Então conhecemos a Odontoclinic e optamos por nos franquear quando vimos todas as ferramentas que disponibilizam para gerenciar o negócio” conta Fernando. De acordo com ele, valeu a pena, pois nesses poucos anos o investimento já se pagou e o empreendimento oferece uma margem de 25% de lucro.

O fato de contar com uma marca forte e oferecer toda a gama de serviços odontológicos em uma cidade pequena ajuda muito na captação de pacientes, já que as pessoas não precisam se deslocar mais para outras cidades para realizar seus tratamentos dentários. Em Espumoso, por exemplo, a unidade da Odontoclinic conta com um universo de 4,5 mil pacientes, ou seja, cerca de um terço da população do município. “Ficamos positivamente surpresos com a facilidade de captação de pacientes. Atingimos grande parte da população rapidamente”, completa Silvane. O casal já pensa em abrir uma nova unidade em outra cidade da região.

Outro caso bem-sucedido é o das unidades de São João da Boa Vista, cidade no interior paulista com pouco mais de 83 mil habitantes. Os bons resultados e a alta demanda levaram a dentista Karen Bertholine a abrir este ano sua segunda unidade no município. Nos últimos três anos, o número de clientes da rede no município saltou de 345 para 3.500.

Quando Keren começou a trabalhar na Odontoclinic não imaginava que um dia teria duas clínicas bem-sucedidas da rede. Há três anos, ela encarou o desafio de ter a sua própria unidade e, em junho, inaugurou a segunda, após perceber que uma única clínica já não era suficiente para atender todos os pacientes interessados nos procedimentos e tratamentos oferecidos.

O modelo de gestão da Odontoclinic permitiu à Karen administrar com sucesso suas unidades. “Eu não tinha nenhuma familiaridade com essas questões de gestão e administração. O que me ajudou completamente é que eu tive muito apoio da franqueadora. Aprendi muito sobre isso e certamente não teria conseguido sozinha”, admite Karen. A empresária conta, ainda, que agora vai centrar esforços no dia a dia das clínicas, mas que não descarta abrir outras unidades no futuro. A primeira unidade de Karen Bertholine já foi vencedora de um dos prêmios mais importantes da rede, por ter alcançado o maior crescimento dentre as clínicas mais maduras. Além disso, a unidade foi a que mais vendeu o Alinhador Transparente Everest nos últimos dois anos. Seu NPS (Net Promoter Score) da loja– metodologia usada pela Odontoclinic para medir o desempenho e qualidade das unidades – é um dos maiores. A qualidade do atendimento já está refletindo ótimos resultados: em pouco mais de um mês em operação, a nova unidade já está prestes a bater sua meta financeira. 

Atualmente, a Odontoclinic mantém 21 unidades em cidades com até 100 mil habitantes, que geram mais de 500 empregos e representam 15% do faturamento da rede.