Cidade Center Norte, ABF e BTR-Varese reúnem expoentes do varejo em evento pós-missão à China

Em 7 de outubro, o Expo Center Norte sediará o evento inédito “China, uma viagem para o futuro”. Realizado pela Cidade Center Norte, em parceria com a ABF – Associação Brasileira de Franchising e as consultorias BTR e Varese, o encontro trará os insights do Retail Think Tank Asia 2019. Nesta missão à China, com curadoria da BTR e Varese, entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, dois grupos de representantes do varejo e franchising brasileiros fizeram uma verdadeira imersão no gigantesco país asiático por meio de workshops, visitas técnicas, reuniões de aterrissagem e tours exclusivos pelas cidades de Beijing, Shangai e Hangzhou.

Com o objetivo de entender os ecossistemas chineses e intensificar a internacionalização das franquias brasileiras, a ABF mais uma vez integrou a missão, que reuniu 94 participantes. “O que mais me impressionou desta vez foi a grandiosidade do sistema de franchising na China e o quanto as redes de franquias são importantes para os ecossistemas chineses. Apenas para citar um exemplo, a Suning.com, uma das maiores varejistas chinesas, opera em e-commerce e conta com mais de quinze mil lojas físicas, muitas delas franquias, conectadas de tal forma que as lojas são utilizadas para todo o processo logístico da empresa”, destaca André Friedheim, presidente da Associação, que completa: “Creio que muitas das experiências dos chineses em franquias e varejo podem nos ajudar na transformação digital pela qual passam as nossas franqueadoras no Brasil”.

De acordo com o balanço do franchising brasileiro, feito pela ABF, até o ano passado havia 145 marcas made in Brazil com operações em 114 países. Em 2017, eram 142 franquias atuando em 100 nações. Atualmente, operam na China as redes Calçados Bibi e Ronaldo Academy. A Coife Odonto operará com a marca VIP Dental e está em fase de implantação na cidade de Shenzhen.

Gabriela Baumgart, coordenadora do Comitê de Estratégia e Inovação da Cidade Center Norte, integrou o grupo de executivos levados pela ABF para essa recente imersão à China. “Foram 13 dias de muito aprendizado e uma experiência enriquecedora, onde pudemos conhecer ainda mais os ecossistemas de varejo dessa grande potência em constante transformação. Voltei ainda mais encantada com esse mundo de inovações e tecnologias disruptivas”, afirma.

Exclusivo para convidados, o evento “China, uma viagem para o futuro” contará com uma intensa programação, com palestras ministradas por Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, e Eduardo Terra, sócio-diretor da BTR e presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Também serão realizados painéis e debates com grandes expoentes do varejo e franchising brasileiros, que participaram das missões à China e trarão os principais aprendizados e percepções. Luiza Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, e a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) estão entre os participantes.

“Viajar para a China é um exercício de ir até o futuro, olhar as principais tendências do varejo, do franchising e dos meios de pagamento, e, ao voltar para o Brasil, poder repensar as estratégias, caminhos e alternativas a seguir. A ideia do evento é trazer os principais insights e referências que tivemos lá, sobretudo das visitas às empresas de varejo, e-commerce e franchising chinesas”, conclui Eduardo Terra.