Center Panos anuncia expansão

Na contramão da crise, a Center Panos – maior rede de franquia de artesanato do Brasil – anuncia sua expansão com previsão de chegar a 100 lojas até 2021. Atualmente são 39 lojas, destas 29 em operação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e 10 que estão em período de inauguração, inclusive dentre essas a primeira loja da rede no estado do Espírito Santo e de Santa Catarina.

Cerca de mil empregos diretos devem ser criados com a ampliação da rede que trabalha com produtos voltados para a confecção de artesanato, tecidos, equipamentos de costura e bordado, sacarias, aviamentos e máquinas e cartonagem, além de artigos de decoração e linha casa e possuí sede em Campinas, interior de São Paulo.

Fundada em 2003 pelo empresário Ronaldo A. Cordão, que trocou o cargo de executivo no Banco Bradesco para investir no seu próprio negócio: uma loja com foco em vendas de sacarias na cidade de Sumaré, interior de São Paulo,  a empresa, conhecida como supermercado do artesanato, busca atender todas às necessidades do público da região –  “Notei que era difícil encontrar todos os insumos para o artesanato em um único lugar, então estudamos o nosso espaço e aumentamos o leque de produtos ligados ao mercado, e passamos a oferecer tintas, pincéis, linhas e tecidos, por exemplo”, conta. “Negócio é assim, quando você tem oportunidade, você tem que aproveitar, se moldar e aprender o que é necessário para poder seguir”, complementa o empresário.

A iniciativa não só deu certo, como se expandiu. Em 2012, Ronaldo já contava com quatro lojas próprias em cidades diferentes (Sumaré, Hortolândia, Campinas e Sorocaba). Acompanhando o crescimento do mercado de artesanato e visando atender pedidos de outros estados, a marca iniciou um novo passo e abriu suas primeiras lojas em formato padronizado de franquias em Guaxupé (MG), Uberlândia (MG) e no bairro Matão, em Sumaré. Além de se afiliar a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Nesta nova fase de expansão, as próximas lojas devem ser abertas principalmente no estado de São Paulo e nas capitais do País.

Oportunidade

Dados do Sebrae mostram que o artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano no país e envolve cerca de 8,5 milhões de pessoas. A atividade é a base de sustento de dez milhões de brasileiros. É um mercado que não para de crescer. E ao contrário de muitos setores, é na crise que o artesanato ganha mais fôlego. O empresário Ronaldo costuma dizer que na crise o segmento de artesanato vira oportunidade. Isto porque muitas pessoas que estão fora do mercado de trabalho buscam nesta atividade uma fonte de renda. “E nós ensinamos as pessoas a fazerem algo para ganhar dinheiro”, explica. Além de uma grande variedade de produtos, as lojas da rede Center Panos também oferecem diversos cursos de artesanato com professores especializados.