Cases e fontes: Dia internacional da mulher

O Brasil tem cerca de 7,9 milhões de mulheres empreendedoras e este número continua crescendo. De acordo com o Sebrae, das 955 mil novas empresas registradas, 51,5% foram abertas por mulheres.

Dentre as empreendedoras brasileiras, destacamos Julinha e Sarah Lazaretti, sócias fundadoras da Alergoshop, empresa pioneira no segmento de produtos hipoalergênicos no País. A enfermeira Sarah Lazaretti, 57 anos, sempre encontrou dificuldades para conseguir cuidar dos problemas alérgicos da filha. Com a falta de produtos específicos no mercado nacional, a solução era correr atrás dos caros e importados. Às vezes, por precisar contar com a ajuda dos amigos que viajavam para fora do país, Sarah nem sempre tinha em mãos os produtos que precisava para suprir a necessidade das crises de Marina, hoje com 26 anos. 

Foi por isso que Sarah, em 1993, quando sua filha tinha quatro anos, decidiu, em sociedade com sua irmã Julinha, criar uma marca especializada em produtos que previnem as alergias e possuem formulações menos agressivas à saúde. Desde então, a Alergoshop está empenhada em suprir as necessidade e carências dessas pessoas. O primeiro passo das empreendedoras foi buscar no mercado internacional linhas de produtos naturais, capas antiácaros, ADF acaricida e alguns cosméticos. Sarah também se preocupou em encontrar um ponto comercial para alugar, além de um fornecedor nacional de semijoias. Em 1994, a marca decidiu desenvolver seus primeiros produtos e apostou nos cosméticos da linha Uso Diário. Hoje, a Alergoshop conta com mais de 50 itens de fabricação própria e possui dez diferentes linhas. 

Outra empreendedora de sucesso é Cecília Victório, sócia fundadora da rede de franquias Bolos da Cecília. Nascida em Monte Alto, interior de São Paulo, Cecília sempre teve um pé na cozinha. Quando criança passava as tarde acompanhando sua avó, vinda da Itália, preparando as delícias para as delícias para família. Aos 17 anos, a empreendedora se candidatou a uma bolsa para estudar nos Estados Unidos onde, além de aprender, ainda prestação atenção em sua grande paixão, a culinária. Durante sua estadia no exterior, recolheu receitas  típicas das regiões por onde passava, como o famoso Red Velvet, bolo de massa leve e vermelha, recheado de cream cheese. 

Quando retornou ao Brasil, apesar do desejo de cursar administração de empresas, optou por seguir a carreira em letras, com especialidade em língua inglesa e atuou como professora em colégios públicos e particulares, para 1º e 2º graus, na época em Osasco. Ao mudar-se para São Paulo, passou a trabalhar como secretária em uma multinacional especializada em produtos agrícolas e alimentícios. Também atuou na extinta Cica, onde sua paixão por alimentos voltou a aflorar. Em 1998, a necessidade de cuidar do primeiro filho a fez parar de trabalhar fora e dedicar-se à família. Durante as tardes, Cecília assistia a programas de culinária na TV, gravava e anotava as receitas para reproduzi-las em casa, sempre com seu toque especial. O sucesso dos bolos fez com que recebesse pedidos maiores, como casamentos. Todos eram produzidos de maneira caseira em sua própria cozinha, apenas por ela. Isso a fez repensar no que gostava de fazer, quais eram seus sonhos. 

Cecília então decidiu buscar redes de franquias de bolos caseiros, porém, nada se assemelhava ao desejo dela. A empreendedora visitou algumas marcas, experimentou os produtos, mas as redes ofereciam apenas bolos para levar para casa e todos feitos com receitas únicas, os mesmos ingredientes que eram saborizados ao final da receita. Para fazer diferente, criou a rede de franquias Bolos da Cecília, especializada em bolos caseiros artesanais. No início, a rede comercializava 20 sabores de bolo, hoje são mais de 100, incluindo bolos salgados. A marca foi a primeira rede de franquias a comercializar o famoso Bolo de Churros. Responsável por todas as receitas, ela continua buscando inspiração no Brasil e no exterior para criar novas receitas. Hoje, a rede possui 21 unidades franqueadas em funcionamento em São Paulo, Brasília, Paraná e Rio de Janeiro, onde tem feito muito sucesso. 

Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria, também integra essa lista. Filha de mãe operária e pai padeiro, começou a trabalhar desde muito cedo, aos 12 anos, para ajudar no sustento da família após o falecimento precoce de seu pai. Suas experiências fizeram com que amadurecesse e se transformasse na empreendedora de sucesso que é hoje, o empreendedorismo surgiu em sua vida, vindo da necessidade de buscar uma vida melhor para a família. Milena possui formação em Processamento de Dados e cursa Administração de Empresas e, após trabalhar por 16 anos em uma franqueadora, decidiu empreender e iniciar os trabalhos da Franquear Consultoria, onde atua com formatação e expansão de franquias em mais de 20 segmentos e atende mais de 30 franqueadoras. Para Milena, empreender significa ajudar outros empreendedores, transformar negócios em redes de franquias e auxiliar no emprego de milhares de pessoas.