Casa do Construtor apresenta modelo de negócio compacto na Feicon Batimat

Nos últimos meses, o setor da construção civil experimentou uma modesta recuperação que teve reflexo no segmento de casa e construção de franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com a entidade, o mercado de franchising teve um crescimento de 13% no número de unidades em todo o Brasil, no terceiro trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período de 2015. Esse foi o segundo maior percentual de todos os segmentos da economia. Para mostrar o potencial modelo de franchising na construção civil e seu mais recente modelo de negócios, o + Rental, a Casa do Construtor, maior franquia de locação de equipamentos de pequeno porte para o setor, participa pela terceira vez do Salão Internacional da Construção e Arquitetura – FEICON BATIMAT, que está na sua 23ª edição e acontece de 4 a 8 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo.

A Casa do Construtor tem sido uma referência de franquia na construção civil em todo o Brasil. Em 2010, foi considerada a Melhor Franquia pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. No ano seguinte, tornou-se Empreendedor do Ano pela Consultoria Ernest & Young passando a figurar como Empreendedor Endeavor e, em 2012, a Melhor do Brasil pelo Prêmio da ABF, da qual é sócia desde a sua fundação. Em 2016, a marca fechou o ano com 250 lojas presente em todo o Brasil e registrou um faturamento de R$ 184 milhões. Este ano, prevê a abertura de mais 30 unidades e incremento de pelo menos 10% em sua receita até o final do período.

Na FEICON BATIMAT, a intenção é divulgar seus modelos de negócios: a Casa do Construtor, sua franquia padrão, e a Casa do Construtor + Rental, franquia compacta para cidades de até 35 mil habitantes, que possui o conceito store in store (loja dentro da loja). “Temos estes dois conceitos que se adequam as necessidades das cidades brasileiras. O + Rental é perfeito para empresários de médio porte. Além de continuar a vender seus produtos, eles o também podem investir na locação de equipamentos para obras e reformas domésticas com baixo custo, agregando uma nova unidade de negócios ao seu empreendimento. Outras vantagens são o investimento menor e o estímulo à prática do consumo compartilhado que oferece diversos benefícios ao consumidor final. Na FEICON BATIMAT temos o público qualificado que procuramos para apostar no nosso negócio”, declara Expedito Eloel Arena, sócio-diretor da rede. A empresa busca donos de lojas de material de construção, ferragens, equipamentos elétricos, esquadrias, hidráulica, entre outros. 

Nesta edição da feira, a Casa do Construtor distribuirá cupons para que os lojistas de material de construção concorram a um caminhão 0km, recheado de mercadoria, através de sorteio realizado pela ANAMACO e Mercedes Benz. “Estamos convidando cerca de 1.300 donos de depósitos de matérias de construção para participarem da FEICON BATIMAT. Além de mostrar o nosso modelo de negócio +Rental e conhecer as novidades do setor que são apresentadas no maior evento da construção e arquitetura da América Latina, eles também poderão concorrer ao caminhão”, diz Arena.

Expansão pelo Brasil

A Casa do Construtor planeja expandir ainda mais em 2017. Com o modelo + Rental, que requer investimento de até R$ 250 mil e inclui um portfólio adequado ao modelo de negócio + Rental com o Selo Casa do Construtor, a empresa irá focar em 88 cidades – principalmente no interior de São Paulo – de 20 a 50 mil habitantes.

Já no modelo padrão, a meta é inaugurar 30 lojas no Brasil, com foco nas regiões Norte e Nordeste e nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Para isso, serão utilizadas quatro estratégias: conversão de bandeira, novas lojas, expansão interna e o modelo +Rental. “Este modelo já é referência no segmento de construção civil. A loja possui um ambiente limpo e organizado, que representa os diferenciais da rede. Além da credibilidade, personalização do atendimento e equipamentos de alta qualidade. Nossa intenção é ainda divulgar a cultura da locação de equipamentos, que traz alta produtividade, acesso às novas tecnologias e redução de custos”, revela Alexandre Lorenzon, gerente de expansão da rede. Com a franquia é possível alugar equipamentos como ferramentas elétricas, betoneiras, rompedores, compactadores e estruturas metálicas, além de instrumentos para limpeza e jardinagem.