Canal no Youtube é ferramenta de empresário para transmitir conhecimento sobre mercado de franquias

O brasileiro está sempre conectado. Segundo pesquisa TIC Domicílios, feita anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 126,9 milhões de pessoas usam a internet — o que é equivalente a 70% da população.

Tendência no mercado digital, o Youtube é um importante canal de comunicação popular, que possibilita gerar mais visibilidade para os negócios. Pensando em levar mais conhecimento sobre o mercado de franquias e tirar dúvidas comuns de quem quer abrir o negócio próprio, o presidente do grupo Encontre Sua Franquia, Henrique Mol, lançou oficialmente, no final de janeiro deste ano, um canal voltado a assuntos sobre empreendedorismo.

“Recebemos dentro do nosso grupo de marcas muitos candidatos interessados em nossos modelos de negócios, mas com pouco conhecimento sobre o mercado de franquia e muitas dúvidas em comum. Hoje, o Youtube é conhecido por todos, mas quando olhamos o setor de franquias, temos poucas referências ainda que geram conteúdo, surgindo aí a ideia de criar um canal com conteúdo exclusivo sobre empreendedorismo e, principalmente, com qualidade”, explica.

Mol reforça que o foco é disseminar conhecimento sobre o mundo das franquias e o empreendedorismo, e criar vídeos de dúvidas que são vivenciadas por ele diariamente, internamente em seus negócios.

O canal sobre o mercado de franquias

O canal leva o nome do próprio empresário, Henrique Mol, e já vem sendo muito bem aceito pelos internautas, por meio das interações. De forma descontraída e leve, toda terça e quinta-feira, às 11h, um conteúdo novo é postado, com duração em média de 8 a 30 minutos.

Mol dá algumas dicas de negócios que estão em alta no mercado. Ele também explica questões burocráticas do universo que envolve o franchising, como a COF (Circular de Oferta de Franquia); as diferenças entre microfranquia e franquia, entre outros assuntos pertinentes para abrir o próprio negócio.

“O canal, além de ser educativo, não visa lucro nenhum. A ideia principal é auxiliar, por meio de explicações simples, aqueles que buscam a oportunidade de abrir um negócio, porém possuem ainda muitas dúvidas sobre como funciona o mercado. E o Youtube vem de encontro com esse público, por ser de fácil acesso”, diz o empresário.

Com ampla experiência no franchising, Mol também aproveita para tirar dúvidas das pessoas que interagem no próprio espaço.

Henrique Mol é formado em administração de empresas e em 2011 criou a sua primeira rede de franquias: a Encontre Sua Viagem, especializada em serviços de turismo. Hoje, o empresário é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora ainda das redes SUAV (serviços de estética express), Quisto Corretora de Seguros, Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima), que juntas contabilizam mais de mil unidades espalhadas pelo país.