Calçados Bibi capacita jovens para o mercado de trabalho com projeto Fábrica de Talentos

Em média, são 78 jovens entre 16 e 21 anos, estudantes de escolas públicas

Desde agosto de 2010, a Calçados Bibi realiza o projeto social Fábrica de Talentos que, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 a 21 anos. O programa é realizado nas fábricas da Bibi em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA) e já formou mais de 168 alunos. Anualmente, em média, 28 jovens no Sul e 50 na Bahia são capacitados para os desafios da vida, trazendo planejamento familiar e financeiro, uma visão de empresa, ética profissional, assim como o ofício de desenvolvimento e produção de calçados. Muitos desses novos talentos são recrutados e passam a integrar o time oficial da calçadista.

No próximo ano se iniciam novas turmas tanto no Rio Grande do Sul quanto na Bahia. Para ingressar no projeto, os candidatos são avaliados por meio de um trabalho realizado em grupo, com a elaboração de uma linha do tempo contando a história da sua própria vida e um teste escrito com questões pessoais. Para fazer parte desta iniciativa, os aprendizes devem estar estudando ou ter o Ensino Médio completo.

Geralmente são 28 jovens aprovados no Sul e 50 na Bahia, com aulas ministradas para as duas turmas que se dividem nos períodos da manhã e da tarde. Além de a qualificação profissional ser totalmente gratuita, os jovens estudantes são integrados ao quadro de colaboradores logo no início, tem carteira assinada e recebem remuneração durante o período de aprendizado. O curso proporciona ainda uma verdadeira vivê ncia do dia a dia de uma indústria, já que tanto as aulas teóricas como as práticas ocorrem em um ambiente totalmente preparado dentro da fábrica da Bibi.

“Um dos objetivos da Fábrica de Talentos é capacitar jovens para o mercado de trabalho. Na Bibi podemos ensiná-los diferentes setores da linha de produção, como corte, costura e montagem do calçado. Até hoje já formamos 168 alunos. Posso garantir que profissionalizar esses adolescentes e prepará-los para o mercado de trabalho é uma forma de afirmar o nosso compromisso com a comunidade. Mais de 80% dos estudantes continuam trabalhando na Bibi mesmo depois da formatura. Isso é sinal que acreditamos no projeto e temos muito orgulho em coloca-lo em prática”, revela o presidente da Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch. 

Com duração de um ano e três meses, os participantes desenvolvem um Trabalho de Conclusão de Curso, ao final do programa, que consiste na criação de um calçado. Os produtos são apresentados a uma banca avaliadora que concede as notas a cada aluno e projeto. Finalizando esta etapa, a Bibi promove a formatura e entrega o certificado a todos.  As próximas inscrições para a Fábrica de Talentos serão realizadas em de janeiro de 2019.