Calçados Bibi apresenta modelo de quiosque na 28ª edição da ABF Franchising Expo

A Calçados Bibi, pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, anuncia um novo modelo de negócio que visa a expansão da marca em shopping centers: o quiosque. A novidade apresentada da 28ª edição da ABF Franchising Expo faz parte do plano de expansão da rede, que planeja implantar 30 novas unidades no Brasil e 28 no exterior, até o final de 2019. O modelo express tem investimento inicial menor, a partir de R$ 160 mil, e será uma estratégia da marca para crescer nacional e internacionalmente nos próximos anos. O maior evento de franquias do Brasil será realizado de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Este projeto se originou no Ninho de Inovação, que reconhece e premia as melhores ideias submetidas e enviadas ao comitê de Inovação da empresa por colaboradores, franqueados e fornecedores. A ideia foi sugerida pelos franqueados de Belo Horizonte (MG), Wilson e Silvia Saviani, para que a Bibi pudesse ter pontos de vendas mais estratégicos. Trata-se de um projeto com investimento baixo e rápido prazo de retorno do capital investido. Além de aumentar a capilaridade da rede e fazer as vendas de calçados infantis crescerem, o intuito é fazer com que a Bibi se torne uma marca global de desejo.   

“Nossos estudos mostram que temos potencial de abertura dos quiosques em diferentes estados brasileiros, em locais diversificados, como shopping centers, centros comerciais, supermercados e locais que contam com alto fluxo de pessoas diariamente. O grande diferencial é que esse modelo de negócio será utilizado em nossa estratégia para darmos sequência à expansão no mercado internacional. Temos interesse, por exemplo, de abrir unidades em diferentes países, com o Peru, a Romênia e, inclusive, a China”, relata a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.

Além de investir em um novo modelo de negócio, a Bibi também foca suas ações no canal de e-commerce. E pela primeira vez, a ABF fez um levantamento com as franquias a respeito de sua estratégia de e-commerce. O resultado foi que 61,1% delas afirmaram que utilizam as vendas online como canal (esse montante em 2018 era de 42,3%), sendo que em 48,1% delas os franqueados participam (contra 30,1% em 2018). Seguindo esta onda, a rede de calçados infantis conta com um canal de e-commerce no Brasil, que atua em parceria com as lojas franqueadas da rede. 

“Temos um projeto chamado ‘Clique e Retire’. Dessa forma, os clientes podem comprar os modelos que desejam pelo e-commerce e retirar na loja mais próxima. A rede também investe no conceito de Prateleira Infinita, ou seja, quando a loja não tem a numeração ou cor disponível que o consumidor deseja, a compra pode ser efetuada por meio do e-commerce. O cliente escolhe se retira o produto na loja ou se recebe em casa. E para nos tornarmos uma marca global de desejo, além das multimarcas e lojas, também apostamos em operações de e-commerce internacional”, revela a presidente.

Em 2019, a Bibi completa 70 anos de atuação e vai continuar investindo constantemente em inovação, que é uma premissa básica e que está no DNA da empresa. Dessa forma, a expectativa de crescimento na rede de franquias é de 20%, e na indústria também de 20%. Hoje, a marca conta com 112 unidades, sendo quatro delas internacionais: três em Lima, no Peru, e uma em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Além disso, a rede conta com um canal de e-commerce, está presente em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas e exporta os produtos para mais de 70 países.