Buscando liderança de mercado, Via Certa Cursos aposta na “educação” do franqueado

Conhecimento gera crescimento! A frase de dupla adaptação reflete duas realidades: desenvolvimento pessoal e de mercado. A Via Certa Cursos, franquia especializada em educação profissionalizante, acredita fielmente nesse conceito e, para atingir o objetivo de se tornar líder do seu mercado de atuação, criou uma universidade corporativa para capacitar seus mais de 30 franqueados e suas respectivas operações.

Muito conhecida no universo institucional, a universidade corporativa é uma ferramenta interna de desenvolvimento de colaborares. De maneira didática, ela é responsável por criar e replicar conhecimento na organização.

Décio Marchi Junior, presidente da rede, acredita que a solução (nomeada pela marca como “UniVC”) promete dar mais força, principalmente de competitividade à empresa, por capacitar toda a rede envolvida (tantos os franqueados, quantos os colaborares de cada unidade), através de metodologias inovadoras, conceitos e fundamentos adequados à missão (transformar a vida das pessoas através da educação profissionalizante), visão (ser a maior e mais eficaz rede de ensino profissionalizante do Brasil) e valores (inovação; iniciativa; aprimoramento constante; espírito de equipe; persistência; honestidade) da marca.

“A UniVC oferece uma capacitação personalizada, focada especificamente no nosso negócio. Assim, os franqueados e suas equipes se guiarão melhor através dessa ferramenta que agrega uma infinidade de orientações e ensinamentos direcionados especialmente no nosso ramo de atuação que, aliás, é muito concorrido. Acreditamos bastante no potencial desse programa e nos resultados que ele pode apresentar. Alinhando essa frente junto à tantas outras que estamos colocando em prática, com certeza conquistaremos uma posição de respeito no mercado. Porém reforço que o objetivo à médio prazo é nos tornar referência no setor, o número 1”, comenta confiante.

Mercado positivo

De fato o mercado de educação vem apresentando um crescimento exponencial no mercado. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no fim de junho, o número de empresas de diferentes setores vem diminuindo no Brasil desde 2013 até 2017 – que é o último ano analisado pelo levantamento. Mas, essa mesma pesquisa mostrou que o setor de educação cresceu 37,5% nesse período.

A pesquisa é baseada no Cadastro Central de Empresas e mostra que o país encerrou 2017 com pouco mais de 5 milhões de empresas ativas, uma redução de 6,73% em relação a 2013 e o pior número desde 2009, quando haviam cerca de 4,8 milhões de empresas no País. O segmento de educação, por outro lado, foi o que mais cresceu entre 2013 e 2017, passando de 1,3 milhão de empresas ativas para quase 1,8 milhão.

No franchising o desempenho também é positivo e a cada dia se impõe como uma boa opção de investimento. No segundo semestre deste ano, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o aumento do setor foi 6,4% frente ao ano passado. Dentro disso, o segmento de Serviços Educacionais registrou o segundo maior crescimento, com 8,7%. Perdeu apenas para Serviços e Outros Negócios.

UNIVC

Com um sistema de ensino motivacional e interativo, a UNIVC propõe através da sua “trilha do conhecimento”, 31 semanas de vídeo-aulas divididas por meio de módulos. Cada módulo especifica uma área, que vai desde treinamento de franqueados a gestão de equipes, produtos, comercial, contratações, vendas, relacionamentos, negociação, liderança, entre muitos outros.

Toda semana a plataforma disponibiliza um vídeo de 10 a 15 minutos, depois é aplicada uma provada de alternativa, e se o franqueado tirar acima de 8, ele é aprovado e vai para a próxima fase. Caso o franqueado queira refazer essa prova, após 24h, a mesma é disponibilizada na plataforma.

Contudo, a UNIVC propõe ainda atividades práticas para fortalecer o conhecimento da equipe. E faz parte do processo de aprendizado, exercícios coletivos e atividades lúdicas para serem aplicadas durante a semana – ou seja, no dia a dia da operação. Além de a presidência saber quais franqueados vêm participando e as notas obtidas nos testes, o próprio franqueado consegue acompanhar o desempenho dos seus funcionários.

“Nossa missão é transformar a vida das pessoas através da educação profissionalizante e nada mais justo do que aplicar esse conceito ‘dentro de casa’. Para sermos líderes de mercado é preciso ter pessoas bem qualificadas e, se tratando da Via Certa, o compromisso é ainda maior. Temos a nosso favor, boas ferramentas de gestão e tecnologia para treinamento e aperfeiçoamento para todos. Assim acredito que todo esse conhecimento vai nos unir e nos fortalecer, além de consolidar os valores e propósitos”, finaliza Décio.