Brasil Canadá – Educação Bilíngue anuncia expansão para Bahia

Com o objetivo de ampliar a presença pelo Brasil e oferecer melhores oportunidades para a aprendizagem de um segundo idioma, a rede Brasil Canadá – Educação Bilíngue anuncia sua expansão para a Bahia. O trabalho será conduzido pelo Sócio Regional Landulfo Brasileiro Júnior.

A marca planeja inaugurar duas unidades no estado e inovar outros quatro colégios privados, já existentes, com a proposta Brasil Canadá – Educação Bilíngue. “Até o começo do ano que vem planejamos seis escolas em funcionamento e assim ampliar a cultura bilíngue na região”, comenta Landulfo.

A Brasil Canadá – Educação Bilíngue tem como sócio o cantor e compositor Rogério Flausino, e também o conselheiro emérito e educador Celso Antunes, especialista em inteligência e cognição, mestre em ciências humanas, autor de mais de 180 livros, palestrante renomado e uma das pessoas mais influentes na área educacional.

Nos últimos cinco anos, o mercado de educação particular cresceu 2% ao ano, em média, no país. Já o das bilíngues expandiu a índices entre 6% e 10%, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi). Além disso, 98,5% das escolas privadas não têm ensino bilíngue, o que representa 48 milhões de alunos precisando dessa inovação.

Sócio Regional Landulfo Brasileiro Júnior

“O segmento de Serviços Educacionais cresceu 8,1% no primeiro semestre, faturando R$ 2,8 bilhões”, afirma Sidney Eduardo Kalaes, sócio da marca.

De acordo com Landulfo, devido a demandas latentes em cidades de maior porte, a Brasil Canadá – Educação Bilíngue terá um posicionamento inicial voltado para Salvador e Região Metropolitana, bem como as cidades Feira de Santana, Camaçari, Santo Antonio de Jesus, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Alagoinhas, Itabuna e Porto Seguro. “Porém, já temos capacidade de atendimento em toda região da Bahia e do Sergipe”.

Atualmente a Bahia é considerada a principal economia do Nordeste, sendo Salvador a cidade com o nono maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Além de se destacar como um grande polo turístico do país, o estado tem forte potencial exportador nos segmentos químico, automobilístico e agropecuário. “Essas características de negócios geram uma demanda importante de aprendizagem do idioma inglês”, explica Landulfo.

O colégio Brasil Canadá foi fundado em 2000, em São Paulo, pelo empresário Beto Silveira, mas só entrou no processo de expansão no início de 2018. A rede oferece dois modelos de negócios: um para as escolas do ensino privado que desejem se tornar parceiras, implementando um conjunto de soluções e a proposta bilíngue; e outro para quem busca inaugurar uma unidade desde o início. Em ambos os casos há um suporte pedagógico e comercial total da rede Brasil Canadá – Educação Bilíngue.

De acordo com Kalaes, para este ano o foco é abrir 20 novas franquias, aproveitando o bom momento do setor, que faturou quase R$ 175 bilhões em 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Método inspirado no Canadá

Hoje a Brasil Canadá – Educação Bilíngue possui parcerias com escolas em Brasília (DF), Mogi das Cruzes (SP) e São Caetano do Sul (SP). Inspirada na educação canadense, país onde o ensino bilíngue existe há décadas, oferece aulas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

“Com um material didático próprio, as atividades seguem os Parâmetros Curriculares Nacionais para cada faixa etária, regulamentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação”, comenta Beto Silveira.

Um dos principais diferenciais de um colégio bilíngue é a exposição frequente ao segundo idioma em todas as matérias, como matemática, história, geografia e até educação física. De acordo com a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (Oebi), três quartos do tempo da grade escolar (75%) é voltado ao idioma estrangeiro no ensino infantil, um terço (33,3%) no ensino fundamental e um quarto (25%) no ensino médio. As matérias são lecionadas em inglês por professores fluentes e capacitados para esse tipo de ensino.