Boulevard de Microfranquias amplia espaço na 28ª ABF Franchising Expo

Oportunidade criada pelas redes para quem deseja ter o próprio negócio com menor valor de investimento, as microfranquias – cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil – ganharam ainda mais espaço na 28ª ABF Franchising Expo. Uma das atrações do evento (que vai de 26 a 29 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo), o Boulevard de Microfranquias contará com 40 redes, dezessete a mais do que na edição do ano passado, quando foi lançado (veja abaixo a lista completa das marcas participantes). De acordo com dados da ABF, as microfranquias cresceram 8% entre 2017 e 2018 em número de redes, saltando de 545 para 589 no período.

Para André Friedheim, presidente da entidade, o aumento do número de marcas no Boulevard reflete a própria dinâmica do mercado. “As microfranquias são, de um lado, uma demonstração da versatilidade, criatividade e da diversificação de modelos de negócios do franchising e, de outro, uma resposta das redes a esse período de desaquecimento da economia. De qualquer forma, são modelos que vieram para ficar”, completa.

Os modelos de franquias mais enxutos são também uma porta de entrada ao mundo dos negócios para o pequeno investidor, afirma Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF. De acordo com a executiva, “pessoas com espírito empreendedor, mas com menos capital para investir num negócio próprio, encontraram nas microfranquias a oportunidade que desejavam para empreender”, observa.

No Boulevard de Microfranquias da ABF Expo 2019 há marcas dos segmentos de Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Automotivos, Serviços Educacionais e Serviços e Outros Negócios. Este último, com 7 redes, ao lado dos segmentos Comunicação, Informática e Eletrônicos (6), Serviços Educacionais (5), Limpeza e Conservação (5), Saúde, Beleza e Bem-Estar (5) predominam no espaço.

Dentre as ofertas de produtos e serviços das redes no Boulevard, observa-se nichos ainda pouco explorados, relacionados a numerologia (Academia BNC), enfermagem (Franquias Padrão Enfermagem), recuperação de crédito e contenção de inadimplência (Ótris Franquias) e multas (Só Multas). Nota-se, ainda, a maciça participação de marcas do segmento de Limpeza e Conservação (Casa Escritório Sempre Limpo, House Shine, Maid for You, Maria Brasileira e Mary Help).