Bikes: bicicleta, brinquedo e educação para as crianças

Hoje em dia, a iniciação das crianças no universo dos esportes é uma tarefa cada vez mais difícil para pais, educadores e todos que acompanham o crescimento das crianças, principalmente, diante a concorrência com centenas de atrativos eletrônicos. Por isso, o mercado de artigos esportivos se esforça, cada vez mais para atrair e fazer parte do crescimento dos pequenos com tecnologias cada vez mais avançadas, seguras e profissionais. E no ciclismo não é diferente!

Apesar de parecer apenas uma brincadeira, andar de bicicleta desenvolve uma série de habilidades nas crianças. Quem explica é a ciclista e personal biker Ana Carolina Veiga, formada em Educação Física, cliente e participante/instrutora de grupos de pedal da Sportix Bike Shop, rede de bicicletas e acessórios voltada a ciclistas profissionais e amadores.

A atividade, que pode ser iniciada aos 18 meses, estimula desde o ganho da força muscular até a capacidade de tomada de decisão, além de favorecer os crescimentos físicos, mental e emocional. Para a especialista, o exercício ainda aumenta a resistência, e potencializa a velocidade e a agilidade.

“O ciclismo melhora as articulações, reforça o sistema imunológico, aumenta a capacidade respiratória, favorece o sistema circulatório, previne dores nas costas, fortalece os ossos, combate a obesidade infantil, reduz a quantidade de gordura corporal, favorece o fluxo de sangue e aumenta o cálcio dos ossos”, explica. “Além disso, auxilia a consciência sobre companheirismo, respeito, tolerância, solidariedade, além do desenvolvimento de um espírito de superação, segurança e confiança”, complementa.

Ela conta que quando os pais a procuram, um dos principais motivos é a dificuldade da criança pedalar em razão da falta de consciência corporal e da confiança. “A falta de paciência dos pais também gera insegurança, o que dificulta o aprendizado deles”, reforça. Seu objetivo é, então, fazer com que crianças e pais percam medos e inseguranças. “Isso requer um certo ‘jeitinho’ e tempo. É fundamental conquistar a confiança delas”, explica.

Dicas da especialista:

Pedale ao ar livre: A luz natural fornece vitamina D, e o ar fresco favorece o bom sono dos pequenos, durante a noite.
Segurança: Ofereça um ambiente sem obstáculos e perigos de trânsito, para as crianças pedalarem. E não se esqueça dos equipamentos de segurança, principalmente, o capacete.
A escolha certa: Ao comprar a bike, lembre-se que a bike da criança deve ser adequada ao tamanho dela.

Sem forçar a barra: não empurre a criança enquanto ela estiver na bicicleta, se esta não tiver rodinhas. Faça isso apenas quando o pequeno estiver preparado. Considere a coordenação da criança e o desejo dela em aprender a andar de bicicleta.

Equilíbrio em Movimento
A onda da vez para a criançada no ciclismo tem nome – se chama First Bike! Essa bicicleta, que também leva o nome da fabricante, chamou a atenção do mundo com a proposta de um modelo de bicicleta completamente inovador, que a Sportix Bike Shop, importadora oficial da marca no Brasil, distribui com exclusividade no país.

“Lançada há quase 15 anos, a First Bike é líder em vários países do mundo, principalmente, na Alemanha, nos Estados Unidos, Suíça e República Tcheca, onde ela foi desenvolvida. E a principal razão é a tecnológica avançada e o alto desempenho que oferece”, revela Fernando Lucas, diretor executivo da rede e ciclista há 25 anos.

Indicada para crianças de 1 ano e 10 meses até 6 anos, a Fisrt Bike tem como caraterística principal a ausência de pedais e rodinhas de apoio, a fim de desenvolver, antes de tudo, o equilíbrio da criança. Parece estranho? Mas, isso é resultado do trabalho de anos de pesquisa de renomados estudiosos suecos e alemães e desenvolvedores da marca.

“Eles chegaram à conclusão que ensinar a criança a andar de rodinha e, depois, tirá-las, é igual a ensinar alguém a andar de muleta e, posteriormente, a caminhar – o que não faz o menor sentido!”, acredita Lucas. “É um equipamento didático na formação do equilíbrio, da coordenação motora, da confiança das crianças”, reforça.

Segundo a personal biker Carolina, a First Bike ajuda no desenvolvimento neuropsicomotor. “Ela irá trabalhar o equilíbrio estático (que é a criança parada) e o dinâmico (a criança andando ou correndo)”, conta. “Além disso, a criança passa desse modelo para as bikes sem rodinhas – um grande avanço e conquista para ela”, acrescenta.

De acordo o diretor da Sportix Bike Shop, a criança aprende muito mais rápido a andar de bicicleta, desenvolvendo seu equilíbrio e adquirindo confiança sobre os movimentos do corpo. Lucas explica que é a flexibilidade do quadro da Fisrt Bike que possibilita isso. Além disso, o ciclista pontua outros grandes diferenciais importantes desse modelo de bike para os pequenos:

· Material: é resultante da mistura de plástico com fibra de vidro, que é mais flexível e acompanha o movimento do quadril, do cavalo e das perninhas das crianças. Além de ser mais leve e seguro que os modelos de madeira e alumínio existentes no mercado.
· Freios altamente eficientes e pneus com câmara de ar.
· Guidão: vem com limitador de curso, para evitar que a criança caia
· Limitador do volante: é fundamental para que a criança, ao dobrar muito a roda da frente, não corra riscos de queda.
· Peso: extremamente leve, uma criança de três ou quatro anos já consegue carregar a First Bike.
· Ajuste de selim: pode ser elevado ou abaixado por qualquer pessoa facilmente, sem necessidade de ferramentas.
· Independência: pai e mão não precisam acompanhar o densenvolvimento da criança na First Bike. Ao entender como ela funciona, naturalmente, a criança segue os movimentos sozinha na bike.

O ciclista finaliza explicando também que, além de ser um instrumento para ser usado como uma forma de aprendizado do processo “andar de bicicleta” – o “equilíbrio em movimento” –, a First Bike também é um brinquedo, podendo ser usado, posteriormente, pelos pequenos para, por exemplo, pequenas manobras radicais. “E ainda, é também um instrumento de educação. É importante na formação e no desenvolvimento da criança. Usar uma bicicleta de equilíbrio acelera em 10 vezes alguns processos do aprendizado da criança”, finaliza.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito