As micro e pequenas empresas geraram mais de 60 mil vagas no início de 2019

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia divulgou recentemente dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados que, segundo análise do Sebrae, mostrou que, apesar de em 2018, o país ter 37,5 milhões de trabalhadores na informalidade de um total de 91,8 milhões de ocupados, houve um aumento considerável na geração de vagas de empregos no início de 2019.

As micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis por essa manutenção do nível de emprego no país. A exemplo do que ocorreu ao longo de todo o ano passado, elas mantiveram o saldo positivo com a geração de 60,7 mil vagas de empregos formais no país.

Segundo o presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa, “os pequenos negócios continuam sendo a locomotiva que mantém a economia brasileira em movimento, em especial no que diz respeito à manutenção do nível de emprego”.

Franquias

A retomada do movimento de expansão das redes e a chegada da reforma trabalhista, favoreceram no aumento das contratações no franchising, o setor registrou alta de 8,8% no número de vagas abertas em relação ao ano de 2017.

A Associação Brasileira de Franchising, afirma que a criação de modelos de negócios mais baratos ajudou impulsionar a expansão das redes e com isso, o crescimento da modalidade. Quem comprova esse ponto é a Seguralta, empresa com mais de 50 anos no mercado e que está entre as 15 maiores redes de franquias do país.

A rede possuí dois modelos simplificados de negócios – Home Office e Basic – que foram projetados para atender as necessidades dos franqueados de maneira rápida e eficiente.

Reinaldo Zanon, CEO da Seguralta, afirma que a criação desses modelos foi essencial para o crescimento da rede.  “Mesmo com o país passando por uma crise, crescemos consistentemente tanto em novas unidades como também na performance das franquias que estão em funcionamento. Trabalhamos duro junto com os franqueados para que nossa meta seja possível”, afirma.

Segundo a ABF, esse crescimento fez com que o número de contratações formais chegassem a aproximadamente 1,3 milhões de pessoas. Ainda de acordo com a entidade, o número de franquias com o modelo de microfranquia cresceu cerca de 8% em 2018.

Empreendedorismo

Segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor – GEM – realizado em 49 países com apoio do Sebrae no Brasil, o empreendedorismo por oportunidade – aquele onde o empreendedor enxerga oportunidade de mercado – cresceu de 56% para 61% no último ano.

Para Cláudia Del Valle, diretora executiva da Ahoba Viagens, isso está acontecendo gradativamente. “O número de pessoas que desejam empreender vem de uma crescente orgânica, seja por necessidade ou por oportunidade, é notável que as pessoas estão se arriscando mais”.

A Ahoba Viagens está no mercado desde 2013 e no franchising desde 2015, a rede já possui mais de 200 franqueados. E seu maior diferencial é poder capacitar pessoas comuns a se tornarem consultores de viagens, segmento que cresce constantemente no mercado. A empresa disponibiliza aos seus franqueados cursos para capacitação, que os tornam hábeis a exercer a consultoria completa de viagens, já incluso no valor da franquia.

“Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo, ajudando pessoas que estejam fora do mercado (ou que desejem recomeçar profissionalmente independente de sua faixa etária) a se tornarem consultores aptos a venderem sonhos.”, finaliza Claudia.