Armazém Fit Store lança dois formatos de loja e prevê crescer 60% até o final do ano

Segundo o balanço realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de alimentação cresceram quase 10% no segundo trimestre de 2018. Tal performance é reflexo do crescimento de nichos específicos, como o de alimentação saudável. De olho no potencial do mercado, as empresárias Ayla Quintella e Tathiana Gava, fundaram o Armazém Fit Store, loja que comercializa produtos para quem busca mais saúde ou possui restrições alimentares. A ideia de abrir um negócio no setor surgiu quando as empresárias – e amigas – sentiram falta de um local que vendesse produtos para uma alimentação mais equilibrada que pudessem auxiliar em seus problemas de saúde, como gastrite e déficit de vitamina no corpo. A primeira unidade foi inaugurada em 2017, em Colatina, no Espírito Santo, e atualmente a marca já possui 100 unidades vendidas em todo o país.

Com mais de 1.200 itens, entre eles os chamados superalimentos (opções glúten free, lactose free, produtos a granel), exclusividades, como azeite de avocado e bebidas diferenciadas, como os shakes de proteína; a loja foi um sucesso logo nos primeiros meses após a sua inauguração. A boa performance chamou a atenção de investidores e a holding de franquias Grupo 10X, do empresário David Pinto, tornou-se sócia do empreendimento com a missão de expandir a marca.

O Armazém Fit Store encerrou 2018 com um faturamento extremamente positivo para o primeiro ano de franchising, totalizando R$ 10 milhões.

Expansão em ritmo acelerado

Em 2019 o ritmo de crescimento será ainda maior. Até o final do ano, mais 45 unidades serão inauguradas. Além disso, a projeção é que mais 50 lojas sejam vendidas, projetando assim um faturamento pra rede de R$ 16 milhões para o ano de 2019. Segundo as sócias da rede, o rápido processo de expansão acontece seguindo uma tendência natural de mercado. “Alimentação saudável é uma tendência mundial. A pessoas estão muito mais preocupadas com isso, substituindo produtos convencionais por outros mais saudáveis. Percebemos isso diariamente em nossas lojas, o que impacta diretamente em nosso crescimento. Estamos animadas pelo que está por vir e acreditamos que temos os diferenciais necessários para ser o nome mais lembrado no Brasil quando se fala em alimentação saudável”, afirma Ayla Quintella.

“Será um ano muito focado em inaugurações e com isso a expectativa é de um crescimento bastante ousado para 2019”, comenta a sócia, Tathiana Gava. Em 5 anos, a expectativa da rede é atingir 500 unidades, se consagrando como maior rede de franquias de seu segmento.

Novos Formatos de Lojas

Focada no projeto de expansão nacional, a Armazém Fit Store lança novos formatos de negócios: lojas de shopping e quiosque. Além de atrair novos investidores, já que o quiosque, por exemplo, é mais acessível, a ideia é atingir um público mais amplo. “Hoje possuímos consumidores com perfil segmentado, que já possuem uma rotina de consumo de alimentos mais saudáveis. Estar em um centro de compras com amplo fluxo amplo de pessoas, faz com que a marca desperte a curiosidade de outros públicos”, conta Ayla.

Segundo a empresária, a expectativa é que pelo menos 50 unidades sejam vendidas nos novos formatos e as inaugurações aconteçam a partir do segundo semestre de 2019. “Estamos bastante otimistas com os novos formatos. Há um tempo a marca vem sendo sondada por investidores em relação a esta questão. E então esperamos que até o fim deste ano as novas lojas já estejam bem estabelecidas,” conta Ayla.

O investimento para as lojas de shopping é a partir de R$ 249 mil. Já para os quiosques o valor é a partir de R$ 149 mil.