Aprenda a se preparar para entrevista com a franqueadora

Você escolheu a franquia dos seus sonhos, de um setor que é de seu agrado, reuniu o capital necessário para começar e agora vai ser entrevistado. Como se preparar para esse momento? E será que você também não avaliará seus avaliadores?

Quem responde essas perguntas é Marcus Rizzo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e especialista em estruturação de organizações franqueadoras e suas redes. Sua experiência inclui mais de cem organizações nacionais e multinacionais. Confira!

Mapa das Franquias: O que as franqueadoras procuram em um possível franqueado? Dá para se preparar antes de uma entrevista? Como?

Marcus Rizzo: A maioria das franquias buscam candidatos que, apenas e nada mais, possuam o capital para investir. Claro que nenhuma destas vai declarar isto, ou mesmo aceitar. Para estas o que importa é apenas e mais ter um novo ponto de venda de seus produtos pois, todas tem uma operação de venda de produtos para franqueados (Franquias de Marca & Produto). Então, quando falamos de perfil, este pouco importa, mais o que é importante é ter o necessário capital.

Estas de Marca & Produto fazem qualquer coisa para ajustar o seu “bolso” as necessidades de capital para o negócio. Mudam e adaptam seus “modelos de negócio” para diferentes tamanhos criando a falsa ideia de que é possível entrar no negócio – daí temos de tudo: grande, pequena, micro, quiosque, bicicleta, enfim e até criar o “parcelamento do investimento”. Estas são as mais perigosas pois, incentivam o endividamento do franqueado já antes de iniciar o negócio e, depois “Deus nos acuda!”

Mapa das Franquias: E como são as boas franquias?

Marcus Rizzo: Boas franquias possuem sofisticados e rigorosos sistemas de busca e seleção de franqueados e buscam franqueados que efetivamente estejam apaixonados pelo negócio, que antes de discutirem a necessidade de capital querem saber se o candidato aceita:

– Não ter sócio e aceitar o caráter personalíssimo de um contrato de franquia, que é para você e , com você!
– Dedicar-se integralmente e exclusivamente ao negócio, sem nenhuma outra atividade ou mesmo envolvimento com outros negócios;
– Não ter experiência anterior no negócio pois ele, o franqueador, está vendendo a experiência dele e, não quer competir “experiências” com você.

Existe algum tipo de formação acadêmica ou experiência prévia que faça os olhos do entrevistador “brilharem”? Quais?

O “brilho nos olhos” de quem quer muito aquele negócio e que, para tê-lo vai mover montanhas e abrir mão de muitas coisas para conseguir.

A importância do test-drive

Mapa das Franquias: Existe algum teste prático, dependendo do tipo de franquia? É necessário “ir a campo”?

Marcus Rizzo: Sim e implantamos e estruturamos em todos os nossos clientes franqueadores, o “Test-Drive” para o franqueado. Mas atenção, muitos copiam e fazem bem mal. Este é um momento, nunca inferior a um dia (no McDonald’s é 3 dias) em que o franqueado é quem testa o negócio e nunca o franqueador testa o franqueado.

Isto mesmo, é o momento em que o franqueado/candidato tem a oportunidade de conhecer na prática como funciona e avaliar se realmente ele tem a necessária identificação com o negócio, antes de investir. Assim, para a Unidas o candidato depois de um exaustivo dia vendo como alugar termina no aeroporto recebendo veículos e lavando cada um deles.

Na Dídio Pizza o test-drive é sempre aos sábados e aos domingos em especial. É duro? Sim, você precisa saber que pelos próximos dez anos não terá mais sábados e nem domingos pois são nestes dias que as vendas acontecem e, o franqueado tem que estar à frente do negócio.

Na Ortodontic Center o candidato começa o seu test-drive na rua, debaixo de Sol e chuva participando diretamente da venda do serviço e vai saber na prática que nunca estará na cadeira do dentista pois este, é o lugar do dentista e não do franqueado.

Enfim, o test-drive é para o candidato testar e conhecer o negócio.

Mapa das Franquias: Há algum tipo de teste psicológico? Existe preparação para essa etapa?

Marcus Rizzo: Muitos se utilizam de testes, alguns até lúdicos como grafologia e mapa astral. Minha recomendação a todos é que não façam pois, você não está recrutando um funcionário ou mesmo um empregado mas, um sócio.

Mapa das Franquias: Quem não passa em um teste deve continuar tentando? O que deve mudar na sua maneira de se apresentar? Quais as portas de entrada mais fáceis e mais difíceis para o universo das franquias?

Marcus Rizzo: Evite e fuja das franquias que fazem testes com você! Você é quem deve testar antes para investir depois!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!