Animal Place: O sucesso em um mercado de R$ 41 bilhões

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que o número de animais de estimação nos lares brasileiros ultrapassa 139 milhões. O país é o segundo mercado pet mais forte do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os números explicam a decolagem do segmento, mesmo em tempos de recessão econômica. Segundo dados da consultoria de pesquisa Euromonitor, entre 2014 e 2019, o setor driblou a crise e cresceu de 14 bilhões para 25,5 bilhões. Ainda segundo o levantamento, as previsões para o os próximos anos são bastante otimistas e até 2024 o segmento deve faturar R$ 41 bilhões.

Em 1997, o veterinário Jorge Morais já enxergava o potencial nesse ramo de atividade, por isso criou a Animal Place. O negócio começou de forma modesta como uma clínica veterinária de bairro, localizada no Parque São Domingos, na Zona Oeste de São Paulo.Foi em 2013, com a visão administrativa e especialização em gestão de franquias da esposa Elaine Morais, que Morais resolveu expandir os negócios. Hoje já são 6 unidades da rede nas cidades de São Paulo e Cuiabá. Os empreendimentos contam com clínica veterinária, pet shop e serviços de estética e relaxamento, tudo em um mesmo espaço para otimizar o tempo dos tutores e com áreas separadas para felinos e filhotes, de modo a oferecer total conforto e segurança para os animais.

Para o veterinário, a explicação por trás do crescimento do mercado pet é justamente o espaço afetivo que os animais ocupam nas famílias. “É natural que os nossos animais de estimação ocupem um lugar especial, pois criamos com eles relações de afeto, amor e carinho. Por conta disso, os tutores tendem a gastar cada vez mais com seus pets, consumindo serviços e produtos que colaborem com a qualidade de vida dos bichos”, afirma.Dentre os serviços que os donos de pets mais buscam na Animal Place estão o banho, a tosa e os serviços veterinários, mas há também uma grande procura por acessórios como guias, roupas, brinquedos, produtos de higiene e alimentação. A rede faturou 4,5 milhões no ano passado e pretende aumentar esse faturamento em 10%. “A previsão é inaugurar mais 10 lojas até o ano de 2020”, finaliza a diretora de expansão Elaine Morais.