Além do altar, casais dividem união nos negócios e garantem sucesso

O empreendedorismo muda a vida de muitos brasileiros. Em época de instabilidade econômica e altas taxas de desemprego, as pessoas começam a levar a sério o desejo de conduzir o negócio próprio e recorrem ao segmento. Interesse que vem surtindo efeito, inclusive, entre as famílias brasileiras.

O sistema de franquias é um grande aliado neste momento. Isso, porque o ramo oferece suporte e know-how para quem está começando. Características que seguem até mesmo, durante a prática diária do negócio.

As opiniões sobre o tema se dividem, há quem se encha de receio! Mas em compensação, há quem defenda a teoria de que o plano pode dar muito certo – como é o caso do casal Fernando de Lima Campos, 40 anos, e a esposa, Márcia Maria Longo Machado, 42 anos.

Além da sociedade matrimonial, ambos dividem sociedade no trabalho. Eles dirigem uma unidade da rede de franquias SMS Digital – empresa especializada em comunicação por mensagem de texto – em Sorocaba (SP). Com a segunda parceria firmada em 2013, os empreendedores afirmam que negócios em família quando bem administrado, podem sim ter sucesso.

Segundo Campos, o conhecimento de mercado (gestão e negócios) que a franqueadora proporciona, é um dos pontos beneficia logo de início a relação. “Nós por exemplo, começamos do zero (sem conhecimento sobre empreendedorismo), mas aprendendo juntos – sem atrito de ‘achar’ que determinada situação está certa ou não. Com o respaldo que recebemos da SMS, nos dividimos nas tarefas e passamos a executar as ações com as orientações exatas que recebemos”, revelou o jovem empreendedor.

Entre a rotina familiar e a do trabalho, Fernando revela que administrar um negócio em família, tem lá suas regalias, quebrando o tabu levantado por muitos. “Trabalhar assim é ter a tranquilidade da ausência de alguém! Nosso negócio sempre estará sobre olhar do dono. Se eu faltar, a Márcia cuidará de tudo e assim, vice-versa. Tudo o que fazemos é para nós e para o nosso futuro”, revelou.

Entre as vantagens, ele aponta que há uma presença muito forte de compromisso, dedicação intensa e o interesse por garantir a prosperidade para que a empresa possa ser transferida para a próxima geração. “Para que tudo saia bem, há uma divisão. Eu cuido do setor comercial e ela responde pelo administrativo. Eu sou mais envolvido com a franquia, enquanto minha esposa tem essa outra ocupação e dá suporte nos horários alternativos. Dessa forma, quase não existe conflito. Além do mais procuramos separar bem os ‘departamentos’. Evitamos misturar questões de casa com o da empresa”, revela.

E não é que a parceria que vem resultando positivamente na vida pessoal do casal? Márcia explica melhor. “Trabalharmos juntos estreitou ainda mais a nossa união. Nós aprendemos a ser mais parceiros, fazer as coisas em conjunto, dividir mais as responsabilidades e mesmo assim termos a nossa individualidade”, contou.
Reflexos da união

Se o trabalho flui bem, os ganhos são certeiros. Com três anos de operação, a unidade já possui uma produção muito boa. “Sempre tivemos uma média de ganho muito boa – dentro da nossa expectativa. Conquistamos clientes e nos estabelecemos no mercado! Em 2017 planejamos crescer 20% o nosso faturamento”, finaliza Márcia.

Segundo o diretor executivo da rede, Kawel Lotti, a SMS não só aprova como também incentiva os trabalhos conduzidos por familiares. “Quando o negócio é conduzido por parentes, percebemos que eles se entregam mais. Eles querem fazer com que dê certo! Isso é muito bom para o desenvolvimento do empreendimento. Aproximadamente 30% da nossa rede vive essa realidade. Muitos pais adquirem a franquia já em parceria com os filhos. Temos casais, irmãos, tia e sobrinho, primos, enfim… todos tocando a unidade e fazendo sucesso juntos”, finalizou o diretor.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito