Acquazero visa expansão da marca para região Norte do país

A região Norte do país ocupa apenas 5,3% do número de unidades ativas no Brasil, segundo relatório divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) referente ao segundo trimestre deste ano. O Norte é a menor região em participação no setor de franquias nacional. Esse número parece bem irrisório se compararmos a maior potência para os negócios, São Paulo com 33,9% da participação de unidades por estado.

Mas ao contrário do que se pensa, essa região vem acompanhando as tendências nacionais de mercado, inclusive no franchising, que ganha cada vez mais força ampliando horizontes em todas as regiões brasileiras.

Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero (rede especializada em lavagem ecológica automotiva), observa que muitas marcas concentram suas forças na região Sudeste devido o poder econômico que o lugar oferece. Mas com a superlotação é hora de enxergar oportunidades em mercados poucos explorados e que oferecem boa margem de crescimento quando o assunto é oportunidade de trabalho.

E é seguindo essa tendência para expansão, que a Acquazero busca oportunidades de negócios na região. Hoje a rede que soma 240 unidades em operação, 15 estão localizadas somente no Norte, em cidades como Manaus, Rio Branco e Porto Velho e elas vem apresentando bom desempenho.

Poder econômico

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 foi mais acelerado na região Norte e Sul com alta de quase 3%. Segundo levantamento, somente o Pará cresceu 3,1% e teve o melhor resultado da região devido ao avanço da indústria extrativa. O Amazonas também teve um excelente crescimento, de 2,7% devido o desempenho da Zona Franca de Manaus.

“Buscamos explorar essas oportunidades de negócios que a região tem a oferecer, principalmente com o intuito de preencher lacunas em regiões com poucos profissionais e serviços. A Acquazero chama atenção devido à pegada sustentável, algo que cresce diariamente no planeta, além de possuir formato de negócio barato, completo e com faturamento muito interessante”, afirma o diretor executivo da rede.

De olho nas capitais dos estados como Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins, Mol revela que cidades como Ananindeua e Santarém, no Pará, bem como Araguaína (TO), Ji-Paraná (RO) estão na mira da franquia para abertura de novas unidades devido a quantidade populacional atrelada o poder econômico local.

Com serviços de limpeza técnica do motor, limpeza e hidratação do couro, higienização de ar-condicionado e estofados, entre outros, a Acquazero possui o grande diferencial que é a limpeza ecológica onde são utilizados apenas 300 ml de água: além de utilizar produtos biodegradáveis, todos os serviços prestados pela rede são sustentáveis e geram uma economia de 320 litros de água a cada carro lavado. 

A Acquazero oferece investimento inicial a partir de R$10 mil (já incluso taxa de franquia e capital de giro) para atuar home office, com atendimentos delivery. A rede oferece ainda outros três modelos de negócios para loja física: standard, prime e satélite. Com faturamento (bruto) médio mensal entre R$12 mil a R$70 mil, o empreendedor consegue ter o dinheiro recuperado em até 24 meses, conforme o modelo escolhido.

“Mesmo a matriz estando localizada na região sudeste, um pouco distante desse público, o franqueado pode ficar tranquilo, pois oferecemos todo suporte através de meios como telefone, WhatsApp, via Skype, treinamento online e também presencial antes da inauguração, tendo um suporte satisfatório para conduzir o seu negócio, mesmo a distância”, conclui Mol.

Até o final de 2020 a Acquazero espera inaugurar 10 novas unidades na região Norte do Brasil.

Bem precioso

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA) a região Norte concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível, parece muito mais a preocupação com o desperdício deve ser contínuo. Enquanto os estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Paraíba, além do Distrito Federal enfrentam estresse hídrico no país, a conscientização dos brasileiros em relação ao consumo e desperdício de água deve ser um processo a longo prazo.

Ainda segundo a ANA o Brasil concentra cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta, no entanto, essa distribuição natural não é equilibrada, como é o caso do Norte, por exemplo, que concentra apenas 5% da população brasileira.