Acquazero prevê crescimento de 50% para 2019

A frota brasileira de veículos cresce a cada ano: o número aumentou 1,2% em 2017 em relação ao ano anterior. O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes Para Veículos Automotores) estima que mais de 43 milhões de veículos circularam no país no ano passado.

Apesar do aumento anual da frota, a renovação dos automóveis está mais lenta, o que indica um provável aumento na demanda por serviços de cuidado e reparação – situação que favorece a Acquazero diretamente.  “Hoje é mais comum as pessoas ficarem com o mesmo carro por mais tempo. Mesmo os carros populares requerem um investimento muito alto, então é um bem valioso que necessita de cuidado e manutenção constante”, afirma o diretor. Tal realidade fez com que a rede comercializasse 50 franquias neste ano, registrando um faturamento de R$ 30 milhões.

Diferencial

Especialistas do ramo acreditam que a inovação é o caminho para prosperar no setor pelos próximos anos, e a grande tendência é a sustentabilidade: cada vez mais preocupados com os impactos que deixam na sociedade, os consumidores propagam a ideia de denegrir ao mínimo o meio ambiente.

Com 240 unidades franqueadas, a Acquazero realiza serviços de limpeza técnica do motor, limpeza e hidratação do couro, higienização de ar-condicionado e estofados, entre outros, mas o grande diferencial da marca é a limpeza ecológica onde são utilizados apenas 300 ml de água.

“Se temos clientes preocupados com o meio ambiente procurando serviços sustentáveis que suprem suas expectativas, então é isso que vamos oferecer”, explica Mol. Além de utilizar produtos biodegradáveis, todos os serviços prestados pela rede são sustentáveis e geram uma economia de 320 litros de água a cada carro lavado.

Cenário positivo

Se serviços automotivos sustentáveis estão em alta e muito disso se deve, também, à mentalidade das empresas que produzem esses automóveis. Neste ano, o governo brasileiro aprovou o Rota 2030, programa que define regras para fabricação dos automóveis produzidos e comercializados no Brasil nos próximos 15 anos. O programa estipula que os novos automóveis sejam mais econômicos, aproveitem melhor a energia gerada durante a combustão e emitam menos gases poluentes na atmosfera.

A iniciativa tem como principais metas melhorar a inovação tecnológica, a segurança e a sustentabilidade dos carros comercializados no país. “Uma iniciativa tão importante vinda do governo e das montadoras brasileiras tem tudo para incentivar nosso setor e promover a comercialização de serviços sustentáveis como os que prestamos na Acquazero”, fala Mol.

O Brasil é o oitavo maior mercado global de carros e ocupa a 9ª posição entre as maiores produtoras do mundo. Cerca de 1,3 milhões de empregos são gerados pela indústria de carros brasileira, direta ou indiretamente. Por aqui foram produzidos 2,6 milhões de carros e comerciais leves em 2017 e 791 mil veículos exportados no mesmo ano.

No mercado de franquias, os serviços automotivos faturaram R$1,66 bilhões apenas durante o terceiro trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Como um todo, as franquias brasileiras movimentaram R$44,74 bilhões no mesmo período, apresentando uma alta de 6,3%.

Para aqueles que estão pensando em começar o ano já donos do próprio negócio, investir em serviços automotivos pode ser uma ótima ideia. E o mercado de franquias possibilita a implantação de um negócio rentável, já testado no mercado, com pouquíssimas chances de erro. “O segmento está em expansão e tudo indica que com o novo governo o volume dos negócios vai aumentar. O próximo ano será um ótimo momento para investir”, comenta Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero, rede especializada em limpeza e estética automotiva.

“Não exigimos que o franqueado tenha experiência na área já que oferecemos todo o suporte e treinamento necessários para que ele desenvolva os serviços com qualidade e segurança”, diz Mol. “Na verdade, o franchising oferece essa possibilidade de o empresário atuar num ramo que não é o de sua especialidade: nós ensinamos o caminho e o deixamos apto para fazer o negócio funcionar”, salienta.

Um dos planos da rede para o próximo ano é apostar no centro-oeste para criar novas possibilidades. A região, ainda pouco explorada pelo mercado de franquias, oferece oportunidades reais de crescimento para a marca que espera inaugurar 40 novas unidades na região.

Com o aprimoramento dos serviços, novos investimentos em suporte e planos de expansão, a rede espera atingir 250 unidades em 2019.