ABF abre inscrições para o Prêmio ABF Destaque – Categorias Franqueado e Sustentabilidade

A ABF – Associação Brasileira de Franchising promove a 25ª edição do Prêmio ABF Destaque Franchising – Categoria Franqueado. Principal honraria do setor, o prêmio visa destacar e reconhecer o franqueado que tenha contribuído ativamente para o sucesso da rede, fortalecendo o franchising como um todo.

Fatores como originalidade, criatividade, utilidade da ideia para a rede, relação custo x benefício, sustentabilidade e contribuição do case para o fortalecimento da marca são positivos para concorrer ao Prêmio.  “Este reconhecimento reflete a dimensão, o grau de profissionalismo e maturidade que o franchising alcançou no Brasil. Ao premiar redes, profissionais e personalidades que se notabilizaram por contribuírem com o desenvolvimento do setor, a ABF cumpre seu propósito como entidade representante dessa importante indústria do País e tem por objetivo disseminar e perpetuar as melhores práticas em todo o sistema de franquias nacional”, declara André Friedheim, presidente da Associação.

Em 2018, o grande vencedor foi o franqueado André Bernardes de Castro, da rede de lavanderias 5àsec – unidades Pampulha e Luxemburgo, em Belo Horizonte, Minas Gerais – pelo case “Desenvolvimento de novos nichos de mercado”. Com o objetivo de conquistar novos clientes, Castro decidiu adotar uma estratégia diferente. Traçou um plano estratégico para fechar parcerias e atender com excelência hotéis da região, oferecendo um serviço de qualidade e com ótimo custo-benefício. Com um intenso trabalho de networking, o franqueado firmou importantes parcerias com hotéis de ambas as regiões, realizando a coleta, limpeza e entrega das peças aos hóspedes. Na época, 19 hotéis parceiros utilizavam os serviços oferecidos pela 5àsec e o faturamento das unidades do franqueado aumentou 50%.

A iniciativa bem-sucedida inspirou outros integrantes da rede. Atualmente, grande parte dos pontos de operação da 5àsec espalhados pelo Brasil está investindo em ações semelhantes.

Sustentabilidade

Nesta categoria, a entidade reconhece as melhores práticas de sustentabilidade econômica, social e ambiental nas redes de franquias. Em 2018, na Categoria Máster, a 1ª colocação ficou com a rede Megamatte. Em janeiro de 2017, a rede se tornou signatária do Pacto Global da ONU, unindo-se à comunidade empresarial internacional na adoção de práticas de negócios ligados às áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, detalhadas em dez princípios. A partir de então, toda gestão da Megamatte foi adequada para dialogar com essas práticas e impactar de modo responsável todos os públicos com quem a empresa se relaciona.

Na Categoria Sênior, o 1º lugar ficou com a rede Spé, o Spá do Pé por meio do seu Centro de Aprimoramento Técnico Social. O propósito da empresa com a iniciativa é treinar e aperfeiçoar os profissionais da rede franqueada, oferecendo atendimento a pacientes que não possuem condições de arcar com o tratamento realizado nas lojas Spé, o Spa do Pé. Além disso, são realizados procedimentos em pacientes com pé diabético, úlceras plantares e até com amputações por uma equipe multidisciplinar. Através deste trabalho realizado nos últimos sete anos, surgiu a SBEP (Sociedade Brasileira de Estudos Podológicos), implantada em março de 2018, com foco na disseminação do conhecimento das patologias dos membros inferiores através de cursos por profissionais especializados.

O vencedor do Prêmio na Categoria Pleno foi a rede Farmácia Artesanal pelo projeto Descarte Inteligente. Criado em 2011 a partir da preocupação da rede com o despejo inadequado de medicamentos pelo consumidor, o Programa de Responsabilidade Socioambiental Descarte Inteligente de Medicamentos já deu a devida destinação a mais de cinco toneladas de medicamentos. Desde 2012, a rede se tornou um ponto oficial de coleta de medicamentos, com coletores em todas as suas unidades.

As inscrições para essa categoria vão até o dia 11 de março.