A ousadia de empresários que abrem mão do emprego fixo para empreender no Brasil.

Muita gente sonha em ser dono do próprio negócio. Mas, o medo de arriscar e perder tudo é um dos fatores que acabam influenciando muitas pessoas a não empreender. 

Porém, alguns profissionais se destacam quando encaram o desafio de entrar para o mundo empresarial. 

Rafael Dias é um exemplo de que o “duvidoso” pode ser a melhor decisão a se tomar.

Aos 20 anos de idade, Rafael começou a trabalhar no mercado offshore. Coordenava equipes em plataformas, supervisionava a área de  instrumentação e, rapidamente, se destacou na empresa, a norueguesa BW Offshore. Foi enviado para a China e Cingapura a fim de coordenar projetos internacionais. Ainda jovem, já recebia um salário mensal de cerca de 25 mil reais, dinheiro que usou para a compra de imóveis e planejamento do futuro.

Porém, um acidente envolvendo o navio em que trabalhava, tornou-se um divisor de águas na vida de Rafael. A explosão do navio plataforma em Aracruz, no norte do Espírito Santo, em fevereiro de 2015, é considerada uma das maiores tragédias do país no setor de óleo e gás. Nove pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas. Um acidente trágico que levou grandes amigos de Rafael. Foi a partir daí, que ele decidiu mudar os rumos.

Com a rescisão do contrato por parte da Petrobrás, não restou outra saída à empresa se não a dispensa de toda a equipe. Com o dinheiro em mãos, Rafael resolveu abrir o próprio negócio. Pesquisou sobre o mercado de marketing multinível, conheceu inúmeras empresas e decidiu abrir – junto com o irmão, Rodrigo Dias – uma franquia de cosméticos. Em 4 meses, os irmãos – e sócios – já possuíam uma loja da Hinode, empresa brasileira de produtos de beleza e bem-estar. E, em pouco tempo, expandiu os negócios para outras áreas: os sócios também abriram franquias de móveis planejados e estética.

“ É claro que empreender é sempre uma decisão muito difícil. Você perde a segurança de ter um salário fixo no fim do mês e todas as decisões são de sua responsabilidade e de mais ninguém. Mas, ter acreditado num sonho que começou lá na infância, ter batalhado por ele e, hoje, poder viver isso é algo indescritível. Tudo isso superou qualquer medo que pudesse surgir no caminho”, diz o empreendedor.

Recentemente, também ao lado do irmão, inaugurou uma clínica de estética na zona sul do Rio, a EmagreSee. 

“Nos últimos três anos, temos atuado no setor de bem-estar, especificamente no segmento de cosméticos. Apesar da crise econômica, percebemos um constante crescimento das nossas unidades, ainda que outros mercados estivessem sentindo os reflexos da crise. Esse aumento nas vendas, justamente num momento de incertezas, se explica pelo fato de o brasileiro se preocupar em investir cada vez mais em saúde e estética.  Foi quando identificamos na EmagreSee uma oportunidade de expandir nossos negócios dentro do mercado da beleza”, disse Rodrigo Dias, que decidiu seguir em frente mesmo diante de um cenário de instabilidade econômica.

Empreendedor desde a infância

 Rafael sempre teve um sonho: criar uma empresa familiar, trabalhar junto com o irmão  e trazer outras pessoas da família pra perto dele. Ainda pequeno, ele repetia pra mãe: 

 “Vou ter minha empresa e poderei trabalhar com todos vocês. Quero todos juntos!”

 Os pais notaram o perfil empreendedor do filho ainda na infância: para consertar o videogame dos amigos, ele cobrava uma pequena taxa. Também se oferecia para fazer pequenos consertos na casa dos vizinhos em troca de dinheiro. Tudo que recebia ia direto para o cofrinho. “Eu sempre valorizei e guardei meu dinheiro, afinal, eu tinha uma meta. Hoje, ao olhar pra trás, vejo que valeu a pena ter batalhado tanto”, finaliza o empresário.