A importância do Design de Varejo para redes de franquias

O franchising brasileiro se mostra promissor, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising, o setor cresceu 5,1% no primeiro trimestre de 2018. Para o publicitário Diogo Fagundes, sócio fundador da Uno Moksha – empresa que desenvolve projetos estratégicos para o Varejo – um fator que impulsionou esse crescimento é que as redes estão cada vez mais atentas às mudança nos hábitos e comportamento de consumo de seus clientes. Segundo ele, uma ferramenta fundamental para transferir a essência e valores das marcas ao público-alvo é o Retail Design, ou Design de Varejo, técnica de projetar espaços comerciais criativos alinhados com os objetivos das marcas, levando em consideração a organização espacial, comunicativa e experiencial de um espaço interno e externo, com a finalidade de estimular a venda de produtos, bens ou serviços ao consumidor final. “Os consumidores buscam empresas que não apenas satisfaça suas necessidades, mas também transmitam em sua essência e identidade algo que os conectam de alguma maneira”, diz o empresário.

Ainda de acordo com o especialista, a loja física é um retrato imediato das percepções dos consumidores frente às mais variadas opções de marcas de produtos ou serviços, principalmente para redes que atuam em larga escala e penetração. Veja a seguir, dicas para estar presente em vários lugares transmitindo as convicções, qualidades e atributos de sua franquia:

Projete espaços exclusivos – Quando observamos grandes redes de franquias como O Boticário, Cacau Show, e Chilli Beans, que atuam no sistema de franquias há muitos anos, podemos observar que uma loja reúne as mesmas características visuais, elementos de arquitetura e comunicação padronizada que as outras. E, uma vez mais, o Retail Design tem grande participação na estratégia de expansão de franquias, já que os profissionais desta área projetam espaços exclusivos e replicáveis a cada nova operação durante o processo de crescimento das marcas.

Projete espaços que gerem posição única na mente dos consumidores  – Isso faz com que eles se encantem com o produto tornando-se fãs de sua marca. Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja, e mais importante que isso, fique satisfeito dentro dela.  Para que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Grandes empresas no setor de franquias já compreenderam a importância da experiência do consumidor e projetam espaços cada vez mais alinhados a esta realidade.

Identifique as necessidades de seus clientes – Na maioria das vezes, as empresas falham na hora de encantar seus clientes por ignorar o perfil do novo consumidor. Parece básico, mas as empresas devem saber as necessidades mais íntimas dos consumidores e principalmente que atitudes e ações fazem com que eles se sintam especiais.

Iluminação – A iluminação ajuda nas vendas, na criação de um ambiente confortável para o cliente e permite direcionar o foco de atenção para os produtos em destaque, além de contribuir para tornar o espaço  confortável, convidativo e agradável.

Iluminação fria deixa o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade do produto, deixando o cliente mais confiante para suas decisões de compra;

Iluminação quente revela características, detalhes, cores e texturas. É mais indicada para iluminar um produto específico, dando-lhe um destaque especial;

No caso de franquias que atuam no segmento de roupas e acessórios, um bom provador deve ser bem iluminado. A iluminação quente é a ideal para evitar distorções nas cores dos produtos.

VItrine –  Uma vitrine bem planejada é responsável por até 75% das vendas. As vitrines devem passar uma ideia imediata do tipo de produto  (mix de produtos) que a marca oferta ao seus consumidores. Uma boa vitrine precisa ser dinâmica, ou seja, deve-se estabelecer um calendário de  troca de produtos, pois desta maneira gera movimento e atrai os olhares de quem passa por ela. No momento da escolha de elementos para as vitrines, o ideal é trabalhar com as cores da logomarca da empresa na fachada, pois assim se evita  a sensação de poluição visual na vitrine e reforça a lembrança de marca nos clientes.

Mobiliário – O cliente busca conforto na hora da experiência de compra de um produto ou serviço, quanto mais à vontade ele estiver, mais tempo ele ficará no estabelecimento e será motivado a comprar.  Os móveis devem ocupar menos da metade do espaço da loja para facilitar a visualização de produtos, o que acaba favorecendo o fluxo das pessoas. Ninguém gosta de permanecer em ambientes “apertados”.

Circulação – Quanto mais livre for a circulação maior será o espaço percorrido pelo cliente dentro da loja e maior será a possibilidade de compra.  Determinar a circulação no salão de vendas através de um percurso de compra ajuda a identificar oportunidades na estratégia de mix de produtos. Para isso, o ideal é usar móveis e equipamentos pequenos que criem corredores que conduzam o cliente pela loja.

Comunicação visual – A comunicação visual deve despertar o interesse do cliente. Seu papel é de informar e conduzir o cliente por todo universo da marca, seja na apresentação dos produtos, serviços e diferenciais.  A sinalização do espaço deve ser clara e visível para orientar os clientes a encontrar os produtos, caixa, banheiros, saídas, promoções e etc.

Experiência de compra – Proporcione ao seu cliente uma experiência de compra agradável investindo na parte sonora e olfativa. Um som ambiente adequado ao público-alvo e ao posicionamento da marca, alinhado a uma fragrância agradável, deixam boa lembrança aos clientes e funcionam como um atrativo a mais.

Diogo Fagundes – Sócio Proprietário da UNO MOKSHA e responsável pelas áreas de Novos Negócios e Marketing, Diogo é bacharel em Propaganda e Marketing, pós-graduado em Comunicação Mercadológica pela ESPM e pós-graduado em Educação Superior pela Faculdade das Américas (FAM). O empresário possui ampla experiência atuando em empresas nacionais de grande porte e multinacionais nos setores de agronegócios, bens de consumo e educação superior. Professor universitário com vivência nas práticas de ensino aprendizagem, por meio de técnicas didáticas para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Disciplinas ministradas: Gestão Estratégica de Marketing; Pesquisa de Marketing, Desafios e Tendências do Marketing; Gestão Mercadológica; Comunicação Integrada de Marketing; Gestão Estratégica de Vendas; Ética e Sustentabilidade.

Sobre a  Uno Moksha – Empresa que atua exclusivamente no setor do Varejo desenvolvendo projetos estratégicos para posicionar marcas e que impactam positivamente nas vendas de seus clientes. Responsáveis pelo atendimento de empresas nas áreas de franquias, redes de restaurantes, startups, indústrias, comércios e etc., a UNO MOKSHA, oferece serviços que vão desde a concepção da marca até entrega da loja, além de cuidar da expansão dos negócios  de seus clientes em todo território nacional.