39 redes do Sul do País recebem o Selo de Excelência em Franchising da ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas da Região Sul chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2020 (veja a lista completa abaixo). Pioneiro e principal distinção do mercado brasileiro de franquias, o SEF chega a sua 30ª edição, com 39 redes sulistas chanceladas, mostrando a representatividade da excelência do mercado de franquias no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Para o diretor da regional Sul, Antonio Carlos Diel, o sistema de franquias na Região reflete o desenvolvimento do setor em todo o País e a cada ano as marcas sulistas estão se profissionalizando mais, e contribuindo para a evolução do setor como um todo. “É notável e digna do nosso reconhecimento a qualidade do trabalho em rede que vem sendo desenvolvido pelas franquias no Sul do Brasil. E a chancela da ABF nos honra e nos motiva a trabalhar ainda mais pelo franchising regional e nacional”, ressalta Diel.

O Selo de Excelência da ABF é conferido às marcas que obtiveram a mais alta pontuação na pesquisa feita com os respectivos franqueados. Ao avaliar aspectos gerais, econômicos, gerenciais e de relacionamento, a Pesquisa do SEF se consolidou como um dos principais diagnósticos independentes do setor, apontando fortalezas e aspectos a serem trabalhados pelas redes.

O SEF é dividido em quatro categorias: Pleno, que integra redes a partir de 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos operando no franchising; Sênior: marcas com no mínimo 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: franquias que possuem ao menos 30 franqueados, 60 unidades e atuam no setor há mais de 10 anos; e Mega, que envolve marcas que contam com no mínimo 100 franqueados, 200 unidades em operação e que operam no franchising há ao menos 15 anos.

A Pesquisa do SEF 2020 foi aplicada pela Nielsen, um dos maiores institutos de pesquisa global, que atua em 100 países há mais de 50 anos. A partir deste ano, as entrevistas passam a ser 100% on-line, não mais por telefone. Dessa forma, o processo se tornou mais ágil e amplo, integrando a política de intensificação da transformação digital implantada pela ABF.  Nesta edição, 200 marcas foram chanceladas.