Vantagens e cuidados da franquia em home-based

Publicado em 18/06/2019 por Imprensa

À exemplo do que já vem ocorrendo em larga escala nos Estados Unidos, o mercado de franchising brasileiro está avançando no modelo de franquias estabelecidas em casa

As vantagens desse modelo de negócios são óbvias: não há necessidade de investimento em um espaço físico específico ou custos operacionais para se manter um estabelecimento comercial ou ainda empregados. Além disso, o empreendedor tem flexibilidade de horários, com possibilidade de manter um trabalho paralelo ou não impactar diretamente uma rotina doméstica. 

Mas quem se propõe a ter uma franquia home based precisa apostar todas as fichas na disciplina e no comprometimento com a marca, que, como toda franquia tradicional, irá impor sua metodologia de trabalho, exigindo resultados do franqueado.

Um dos pontos nevrálgicos de quem opta por esse modelo de negócio é a tendência de mesclar as contas da franquia com as contas pessoais. Trabalhar de casa propicia esse tipo de situação e o empresário precisa ficar atento.

A franquia home based também vai requerer investimentos, como cursos técnicos e outros aportes. Daí a importância de o franqueado ter um fluxo de caixa específico para manter o negócio independente de suas contas pessoais.

Dependendo do modelo contratual da franquia será necessário o apoio de um profissional da área contábil para evitar problemas com a lei. Isso porque a franquia deverá ser valorizada de acordo com os princípios da contabilidade. Dependendo do prazo do contrato de franquia, é fundamental estar atendo aos investimentos realizados e ao prazo de sua recuperação, bem como à taxa de retorno apresentada pela franqueadora. 

Já quando existe participação do capital da franqueadora, o contador irá auxiliar  em um Planejamento Tributário para que o franqueador saiba quais são os impostos que devem ser pagos, escolhendo os melhores caminhos para  reduzir gastos com tributos, enquadrando o empreendedor em um regime tributário que seja mais vantajoso para a sua realidade empresarial e econômica.

Por Adelmo Nunes Pereira, contabilista e diretor presidente da Planned Soluções Empresariais

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias home based