Franquias - Aspectos financeiros e comerciais

Publicado em 25/07/2019 por Imprensa

Por Carlos Scagnolato, diretor técnico da Conceitos e Planejamento Empresarial

Existem alguns aspectos que podem levar um franqueado ao sucesso, ou até mesmo ao fracasso. Dentre eles estão a escolha de uma franquia no segmento que o futuro franqueado tenha conhecimento ou alguma afinidade, afinal é muito melhor gerir um negócio se se tenha experiência ou que goste muito, na verdade isso vale para qualquer trabalho.

Após escolher a franquia que mais se adapta aos seus conhecimentos, é necessário se fazer um bom lugar para instalar o negócio, pois cada tipo de franquia exigirá um local para sua instalação. Temos que ter em mente se o tipo de franquia é para ser instalada em um local de destino ou passagem, e após verificado esse detalhe, deve o franqueado fazer a escolha de lugares com movimento de pessoas ou carros, ou ainda local com fácil acesso e estacionamentos.

Outro aspecto que pode levar uma franquia a ter problemas é a aplicação de todos os recursos do franqueado na aquisição do negócio, pois é necessário que o empreendedor tenha capacidade financeira para enfrentar adversidades por algum tempo, antes que o empreendimento comece a dar retorno do investimento, que muitas vezes pode ser de 24 meses,  ou seja, deve sempre se ter em mente que não basta adquirir uma franquia, tem que se ter um capital de giro para financiá-la enquanto o  retorno do investimento não vem.

Pesquisar o franqueador é uma dica de ouro, afinal ele quem oferecerá o suporte necessário para exercer a sua atividade. Não se iludam, administrar uma franquia não  é fácil, e sem o suporte necessário as coisas podem se complicar, por isso, converse com quem já é franqueado  e pode dar informações sobre o suporte da marca.

Lembre-se sempre franquia não é um passatempo, ela exige disciplina, e dedicação.  É necessário empreender sempre, apesar dos produtos e serviços serem padronizados, há que se adaptar a clientes específicos, cada local tem seu jeito de ser e consumir, você tem sempre que estar atento a esses clientes, e sempre atende-los bem. A máxima de que esse produto se vende sozinho é bobagem, você tem que ter funcionários treinados e motivados, pois sendo o produto padronizado, o serviço terá que ser de excelência para ganhar e manter seus clientes.

Envolva sempre o franqueador no seu negócio, ele conhece o ramo, e conhece diferentes locais e suas peculiaridades, conhece também o tipo de atendimento que deve ser empregado, e onde você pode estar falhando ou acertando, vocês são parceiros, e de um depende a sobrevivência do outro.

E o mais importante de tudo, dedique-se, dedique-se muito, lembre-se que não é passatempo, é a sobrevivência do seu negócio e do seu capital que estão em jogo.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Investir em franquias