Você tem fome de quê?

A Mr. Fit nasceu do sonho de uma administradora de empresas com uma muita experiência em redes de franquias. Camila Miglhorini viu na alimentação saudável uma excelente oportunidade de negócio, por isso montou  um fast food saudável inovador.

A primeira loja foi aberta na cidade de Paulínia, mas já contava com propostas para franquear a marca nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Ilha Bela e Goiânia.

O conceito da marca é alimentação saudável com muito sabor, preço acessível e a missão de transformar hábitos e fazer o bem alimentar. A visão da Mr. Fit é ser reconhecido como a maior e melhor rede de franquias do segmento de alimentação saudável.

Confira a seguir a fascinante história de Camila Miglhorini, CEO da Mr. Fit e o quanto seu sucesso pode alavancar o dos novos franqueados.

Mapa das Franquias: Qual o desafio de convencer o público a comer saudável em meio a tanta “junk food”? Como o franqueado pode ter apoio nesse marketing da saúde?

Camila Miglhorini: Não há uma grande necessidade de convencer o público final a comer saudável, porque ele sabe da importância de manter bons hábitos alimentares. O junk food acontece aos finais de semana ou em algum dia específico, como em uma data comemorativa ou sexta-feira, por exemplo. Mas, no dia a dia, predomina a opção por refeições que sejam equilibradas e a Mr. Fit une qualidade e bom preço. Quanto ao apoio de marketing, no valor do investimento inicial incluímos o material de divulgação, como folhetos, banners e cardápios. A Mr. Fit não cobra taxa de propaganda justamente para que o franqueado tenha liberdade na prospecção de clientes e trabalhe o marketing conforme necessidades da região, desenvolvendo um trabalho pontual e focado nos potenciais clientes.

Mapa das Franquias: Quem é o público? Só “marombeiros” e pessoas que amam ser fit? Ou aqueles que juram que vão começar dieta toda segunda? Ou um pouco de tudo?

Camila Miglhorini: Nosso público abrange um pouco de tudo, mas principalmente aquele que entende sobre alimentação e sabe como é ter um estilo de vida mais saudável. Termos como chia, linhaça, semente de girassol, quinoa, biomassa de banana verde precisam ser do conhecimento de quem entra em uma unidade da Mr. Fit, caso contrário, ele não saberá o que vai encontrar no prato. Nosso ticket médio é bastante acessível, entre R$12 e R$ 25,00, o que possibilita abraçar ainda pessoas que buscam qualidade de vida por meio de uma alimentação mais consciente.

Mapa das Franquias: Como é o treinamento do franqueado? Qual seu perfil ideal? Tem que entender de nutrição?

Camila Miglhorini: O franqueado é assistido pelo período de 15 dias com sua equipe na unidade em que atuará, ou seja, um treinamento in loco, com uma nutricionista já treinada pela rede. A cada seis meses, o franqueado e sua equipe passam por um novo treinamento (reciclagem), por mais 15 dias. Além disso, o franqueado conta com o apoio constante de um consultor, que oferece suporte sempre que necessário. O perfil ideal é de uma pessoa que deseja empreender e se dedicar ao negócio, não precisa ser necessariamente alguém endinheirado, porque a rede aceita financiamento, mas alguém com vontade de ter o próprio negócio e fazê-lo prosperar.

Mapa das Franquias: Como e pra onde pretendem crescer no ano que vem? A eleição atrapalha?

Camila Miglhorini: O plano de expansão é conquistar regiões onde ainda não estamos presentes, temos foco em São Paulo e na região Nordeste. Uma das formas para ampliarmos a rede é a parceria que firmamos recentemente com o Grupo Pão de Açúcar, onde as lojas Mr. Fit poderão ser implantadas nas galerias operadas pelo GPA Malls, das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí. Considerando a representatividade do GPA Malls em 17 estados, estimamos nossa presença em 40 galerias do grupo até o final de 2019. Além disso, queremos oferecer aos nossos franqueados uma localização de grande vantagem competitiva, já que as galerias comerciais estão localizadas em pontos estratégicos, com grande potencial de consumo.

Mapa das Franquias: Como é montado o mix de alimentos do cardápio? Existe equipe de nutricionistas? É difícil conciliar sabor e saúde? Como conseguem? 

Camila Miglhorini: Quando estruturei a Mr. Fit em 2014, consultei diversas nutricionistas e, como resultado, trouxe refeições reais, com ingredientes e sabores naturais. Selecionei apenas 28 ingredientes, levando em conta aqueles que são encontrados em todo o país e não dependem da sazonalidade. Propus combinações de dar água na boca sem culpa, atendendo quem procura uma alimentação equilibrada no dia a dia, incluindo vegetarianos, celíacos e intolerantes à lactose. Meu objetivo era fugir do estereótipo de “comida saudável é salada” e conseguimos! 

Um dos pratos que mais faz sucesso, por exemplo, é o estrogonofe, feito de proteína animal com biomassa de banana verde, arroz integral e chips de batata doce. É preciso não ter medo de ousar, porque opções de combinações saudáveis existem ao monte, o que acontece, na maioria dos casos, é a falta de conhecimento de como unir bons ingredientes.