Tempero de excelência em franquia

Com foco na excelência gastronômica, o IGA forma chefs desde 2001, na Argentina, tendo chegado ao Brasil em 2008. Hoje existem mais de 120 escolas em toda América Latina. Elas mesclam educação e arte culinária. E a ideia é crescer ainda mais.

Conversamos com Luis Zemlenoi, diretor de expansão do IGA Brasil, para conhecer a fundo a marca e seus franqueados. Confira a seguir.

Mapa das Franquias: Dá para franquear algo tão específico e refinado sem perder o “tempero” original? Sim. Como?

Luis Zemlenoi: Costumo salientar que todo crescimento se torna inevitável quando se é planejado. O IGA tem uma característica muito marcante, além de se tratar de algo “específico e refinado” a experiência de apresentar ao mercado um produto de qualidade presente em 5 países, colocamos a educação aliada a gastronomia em um alto patamar, tornando-se assim algo nobre. Temos em nosso negócio, uma metodologia que vai além de um “livro de receitas” e passa a ser um método com princípios e bases, aplicável em todas as regiões do Mundo, além de regionais do Brasil, temos em nosso método aplicação para Americano, Europeu, Mediterrâneo, Asiático e a uma experiência de uma empresa com 18 anos no mercado global, trazendo maior segurança para Investidores e Alunos. Agora, como fazemos isso? Deixando um “tempero” mais saboroso e inesquecível!

Mapa das Franquias: Qual a ligação do chef Erik Jacquin (MasterChef) com o IGA?

Luis Zemlenoi: O Chef Erick Jacquin é uma pessoa fantástica! Esteve conosco em alguns eventos e conseguiu ver a paixão, metodologia e o cuidado que temos com a gastronomia Global e se sentiu confortável em poder participar deste projeto junto aos alunos, que hoje ultrapassam os 12  mil no Brasil. Então, temos o Chef Jacquin como um aliado na divulgação de uma gastronomia de alta qualidade para toda a população!

Mapa das Franquias: Qual o perfil do aluno do IGA (faixa etária, econômica, escolaridade)?

Luis Zemlenoi: De 8 a 80 (ou mais). Classe econômica C,B,A. Escolaridade diversa. Por tratar de um curso profissionalizante e até mesmo com idade a partir de 8 anos, não há necessidade de ter formação técnica/universitária ou algo semelhante.

Mapa das Franquias: Esse perfil é considerado ao escolher os locais das unidades?

Luis Zemlenoi: Sim, toda análise é realizada no início de uma negociação antes mesmo da definição da praça escolhida.

Mapa das Franquias: E o perfil do franqueado?

Luis Zemlenoi: Temos em nossa rede os mais diferenciados perfis. Temos desde o casal mais jovem de 30 anos a empresários mais experientes no auge dos seus 50 anos. Mas sempre identificamos o perfil empresarial para poder gerir o IGA de dentro da operação ou até mesmo a distância, que é o caso da maioria dos nossos investidores que estão realizando toda a gestão a distância.

Mapa das Franquias: O que ele precisa conhecer para ser um parceiro na rede?

Luis Zemlenoi: Na realidade, o que aponto em um início de negociação é que tenha interesse neste segmento, pois como franqueador daremos total suporte em todas as áreas para que o negócio seja um sucesso, assim como as demais. Então, não há necessidade em conhecer de gastronomia.

Mapa das Franquias: Qual o papel do franqueado na escolha dos professores?

Luis Zemlenoi: Apenas acompanhamento. Temos em nosso departamento acadêmico o Chef André Otero que com mais de 20 anos de experiência passou por CIA (Culinary Institute Of América – NY), LeCordon Bleu L’Art Culunaire (Paris – França), Ritz Escoffier Ecole Gastronomie Française (Paris- França). Ele está no IGA desde a chegada no Brasil, em 2008, desta forma, a escolha do professor é realizada por nossa equipe e o franqueado pode manter seu foco no investimento deixando a seleção de docente com a franqueadora.

Mapa das Franquias: E quão complicado é achar profissionais  para essa função?

Luis Zemlenoi: Estamos com o mercado com demanda para este perfil de profissionais, nossa análise em relação ao professor tem sido bastante positiva.

Mapa das Franquias: Se o próprio franqueado não desempenhá-la ele não ficará refém dos profissionais?

Luis Zemlenoi: Não ficará refém. Como dito em resposta anterior, temos uma metodologia aplicável no mundo todo e o método de didática é acompanhado por um departamento acadêmico, que vê dia a dia os resultados através de um sistema criado pelo IGA, e este, é um dos motivos que dá ao investidor uma segurança referente ao seu quadro de colaboradores e ao processo de aulas.

Treinamento e crescimento

Mapa das Franquias: Como é o treinamento oferecido ao franqueado?

Luis Zemlenoi: A partir da assinatura do contrato o franqueado recebe uma equipe de consultoria de implantação para as informações iniciais até que a escola esteja pronta para a inauguração.

Mapa das Franquias: Quantas horas de duração? Há algum custo para o franqueado, como o de deslocamento, por exemplo?

Luis Zemlenoi: Não há custo ao franqueado e tampouco paga por nosso deslocamento. Uma vez que entra para o IGA, todo planejamento é apresentado, e a partir de então tem todo suporte sem custo para a inauguração de sua unidade. Não há necessidade de deslocamento do franqueado nem de seus colaboradores, pois ele receberá em sua unidade nossa equipe de consultoria de campo, treinando sua equipe e docentes para o inicio da operação.

Mapa das Franquias: Ele também se torna um chef?

Luis Zemlenoi: Vai precisar se matricular e cursar no IGA! Nosso treinamento é para gestão e operação da unidade com equipe adm. Para docentes é apresentado o material acadêmico e as características para uma boa didática durante a aula.

Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes da marca?

Luis Zemlenoi: Hoje apontamos como players de mercado o Senac, Anhembi Morumbi e algumas faculdades regionais.

Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento no dia a dia da rede?

Luis Zemlenoi: Semanal.

Mapa das Franquias: A consultoria de campo acompanha os franqueados?

Luis Zemlenoi: Sim, para prevenção e acompanhamento de objetivos

Mapa das Franquias: Como é feito esse suporte?

Luis Zemlenoi: Temos um software – IGA Cloud – desenvolvido 100% para o IGA por nosso departamento de TI que fica em nossa matriz em Rosário na Argentina. Através deste, é possível realizar todas as consultas e acompanhar “on time” cada unidade independente do país em que se encontra. Este é um dos motivos que temos investidores com mais de uma unidade, por permitir ter esta visibilidade de seu negócios independente da distância. No Brasil, são 52 unidades com apenas 20 franqueados.

Mapa das Franquias: Qual a rentabilidade do investimento na franquia?

Luis Zemlenoi: Baseado no investimento médio de 350 mil temos uma rentabilidade média de 5,7% a.m. Com uma lucratividade media de 21% a.m.

Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2018/2019? 

Luis Zemlenoi: Somos uma empresa com planejamento sustentável desta forma estamos anunciando a comercialização das últimas unidades em 2018. Desta forma, como planejado, o crescimento continua sendo de 20% a.a. Para 2019, a projeção é alcançar 70 unidades em todo o Brasil.

Mapa das Franquias: Quais as melhores praças para crescer?

Luis Zemlenoi: Temos praças para negociar com o investidor, entrando em contato conosco, teremos uma enorme satisfação em apresentar o melhor plano através do IGA!