Sua franquia está pronta para conquistar o mundo?

Conversamos com Marcus Rizzo, administrador de empresas e um dos fundadores da Associação Brasileira de Franquias (ABF) para responder estas questões.

Rizzo também é sócio da Rizzo Franchise, consultoria que atua há mais de 20 anos na formatação de redes nacionais e internacionais do mercado de franchising. Ele esclareceu quais os requisitos para uma expansão verdadeiramente profissional de uma marca fora do país e nos deixou com muitas outras perguntas. São aquelas que cada franqueador deve responder para si mesmo antes de partir nessa empreitada.

Confira a entrevista.

Mapa das Franquias: Quero internacionalizar minha marca. O que dá certo aqui dá certo lá fora? Como posso saber se isso é viável? 

Marcus Rizzo: Buscando um Master franqueado (aquele que terá o direito de sub-franquear no país) que se comprometerá a implantar várias unidades próprias para experimentar e testar o conceito no país.

O mais importante é que você consiga transformar este Master Franqueado em franqueador, assim se você não consegue transformar candidatos em franqueados localmente, avalie se conseguirá transformar o Master Franqueado em franqueador (ele terá que montar centro de treinamento, ter consultoria de campo e tudo mais).

Mapa das Franquias: É preciso que a pessoa à frente da internacionalização tenha conhecimento profundo de outras culturas  ou pelo menos ter vivido fora para iniciar esse processo?

Marcus Rizzo: Se você realmente quiser uma expansão profissional, tenha certeza disto. E a outra certeza é de que você tenha um conceito e um modelo de negócio que não seja alterado no país de expansão – Big Mac é Big Mac aqui e em mais 36.000 diferentes locais.

Mapa das Franquias: O cenário de crise atual facilita ou dificulta uma internacionalização de marcas? Por quê?

Marcus Rizzo: Nenhuma dificuldade! O que dificulta é a falta de experiência e conhecimento do próprio negócio (falta de padrão, vários modelos) e decidir ir para expansão internacional – é um desastre!

Mapa das Franquias: Até cerca de 3 anos, os principais destinos das franquias brasileiras eram EUA e Portugal. Quais os países onde a marcas brasileiras podem obter sucesso hoje e por quê?

Marcus Rizzo: Está difícil de lhe indicar sucesso em internacionalização das franquias brasileiras que ainda estão no estágio de Marcas & Produtos e ainda não atingiram o grau de Negócio Formatado. Ou seja, baseiam a sua operação em vender produtos aqui e lá fora. Deveriam vender conceitos e modelos de negócios.

Mapa das Franquias: Quantas unidades próprias uma franquia deve ter no exterior antes de começar a formar sua rede de franqueado? Existe uma regra ou padrão?

Marcus Rizzo:  Um Master deveria ter pelo menos cinco unidades com um mínimo de dois anos de operação no mercado local antes de pensar em sub-franquear. Tempo suficiente para absorver o conceito e poder transferi-lo.

Mapa das Franquias: Que tipo de marca mais “emplaca” lá fora e que tipo teria dificuldade, devido às suas particularidades regionais?

Marcus Rizzo:  Todas que tivessem uma adequada modelagem e estrutura poderiam expandir internacionalmente.

*Logística, treinamento, royalties – você está pronto para Internacionalizar sua rede de franquias? Responda as perguntas da Rizzo Franchise.

Você Está Pronto Para Internacionalizar Sua Rede de Franquias?

1. Começando do começo: Se a sua operação doméstica não estiver funcionando – internacionalizar não vai melhorar nada.

–  Qual é a condição de suas operações domésticas?

–  Você tem uma base estável nas suas operações domésticas?

–  Você tem experiência, longevidade no negócio e qual a quan-tidade de franquias instaladas e em operação?

–  A sua estrutura organizacional é madura e capaz de oferecer suporte as suas unidades próprias e franquias?

2. Se a sua operação doméstica é estabelecida sob condições de es-tresse – a internacionalização vai piorar – é melhor não tentar

–  Que tipo de organização será necessária para suportar a ope-ração internacional

–  Você tem as pessoas adequadas para satisfazer as necessida-des da internacionalização

3. Responda honestamente – O seu programa de treinamento e está à altura da tarefa?

–  Seu programa de treinamento pode capacitar máster fran-queados que vão franquear localmente seu negócio?

–  Seu atual programa de treinamento é capaz de preparar o seu master franqueado e os franqueados a operarem o negócio em outro país

–  Seus franqueados e gerentes de unidades próprias estão pre-parados – depois do treinamento – a operarem dentro dos padrões sem o seu envolvimento?

4. Proteger sua marca e o seu sistema de operação do negócio no ex-terior é tão importante quanto proteger sua casa. Você tem a capa-cidade de fornecer a necessária proteção de marca e do sistema?

–  Existem procedimentos operacionais para o negócio local-mente?

–  Quais são os recursos necessários para garantir o desempenho da unidade franqueada?

–  Esses recursos podem ser adaptados – de forma rentável – para atender as necessidades no exterior?

–  Seus manuais de operações e procedimentos são adequados para as operações atuais? Eles podem ser facilmente adapta-dos para as operações internacionais?

–  Você pode desenvolver manuais e procedimentos adicionais necessários para apoiar a sua estrutura internacional?

–  Você é capaz de acessar e analisar informações sobre desem-penho operacional e outros indicadores de performance do negócio?

5. Você tem a capacidade de obter informações financeiras e apoiar suas franquias garantindo a saúde financeira de curto e longo prazo do negócio?

– Você tem capital suficiente para a sua atual actividade domés-tica? Ela é auto-sustentável através das taxas de franquia e de royalties?

– Você tem os recursos financeiros para cumprir as metas nacionais?

6. As operações internacionais – no início vão demorar mais tempo e custam mais do que você pode esperar. Não conte com entradas do exterior para compensar a escassez em casa.

–  Como estão as relações com seus atuais franqueados?

–  Seus franqueados estão satisfeitos com seu apoio atual – você pode duplicar essa satisfação no exterior?

–  Você pode antecipar as alterações provocadas na sua atual estrutura com as operações internacionais?

7. Não assuma que só porque falam a mesma língua que os consumidores vão comprar seus produtos e serviços. 

–  Quais são os objetivos de sua gestão em curso no exterior?Eles são razoáveis ou realizáveis?

–  Você tem o compromisso de longo prazo de gestão necessá-rias para alcançar seus objetivos financeiros?

–  Eles estão dispostos e capazes de investir os dólares necessá-rios?

8. Atrasar a expansão internacional até que esteja pronta não é uma indicação de falha – é uma gestão responsável. Se estiver apto a ini-ciar a internacionalização determine:

–  Quais os mercados oferecem uma certeza razoável de sucesso

–  Quais mercados provavelmente você deve evitar – de curto e longo prazo

–  O perfil do seu francheado internacional

–  Como você irá recrutar os candidatos

–  Se você precisa estabelecer unidades piloto no mercado

–  Como você irá estabelecer taxas para o mercado e as implicações fiscais.

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