Shakerama entra para o mercado de franchising com cinco modelos de negócios

Quem não gosta de sorvete? Essa delícia refrescante é a queridinha de todas as idades, principalmente naqueles dias quentes, onde é possível se refrescar com uma sobremesa bem gelada. Pensando nesse segmento sempre em alta, o empresário Luciano Rodrigo de Souza lançou no mercado de franchising a rede de sorveteria “Shakerama Shakes e Delícias” com uma proposta inovadora, oferecendo cinco modelos de negócio disponível para todos os tipos de bolso e que vem agradando paladares através do sorvete de massa e soft junto com o já famoso milk-shake.

De acordo com últimos dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), em 2016, o brasileiro consumiu 1 bilhão de litros de sorvete. Todo o segmento faturou mais de R$ 12 bilhões. Já o setor de alimentação no franchising sofreu variação de 6% em 2017 registrando 3,1% na variação em números de unidades franqueadas, segundo informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Somando experiências

Com uma vasta experiência no setor de alimentação, Luciano resolveu colocar em prática um sonho antigo: se tornar empreendedor e criar seu próprio negócio do zero. Há anos trabalhando na área de franchising como formatador e gestor de grandes marcas, Souza reunia conhecimento de sobra para montar e estruturar um novo negócio.

“Quando iniciei o projeto da Shakerama, em 2015, pensei que soubesse o suficiente para criar e expandir minha marca. Obviamente sabia do desafio financeiro que iria enfrentar por não ter capital para investimento, mas o que foi mais importante e me levou a desenvolver a franquia foi estudar sorvete, entender de formulações e todos os detalhes que envolvem essa gostosura, o que possibilitou me formar como “mestre sorveteiro”, na qual acabei desenvolvendo uma formulação de receita exclusiva de sorvete”, diz o diretor executivo da rede sobre investir em um negócio altamente lucrativo.

Unidade piloto

A primeira unidade própria e piloto da Shakerama foi inaugurada em Araxá (MG) em abril de 2015. Luciano pontua que apesar de já ter sido formatada para ser uma franquia, o início da expansão através do sistema de franchising teve início a partir de abril de 2017, após dois estudos completos para apuração real de resultados, evoluções de processos de trabalhos, busca de parceiros confiáveis e de qualidade, além de outras análises para ter total domínio do negócio antes de envolver investidores para o empreendimento.

O empresário já vem colhendo os resultados do trabalho árduo na qual tanto se dedicou. A unidade própria que começou com um faturamento médio mensal de R$38 mil, ao longo dos meses foi aumentando para um faturamento mensal médio de R$53 mil.

Atualmente, a Shakerama conta com unidades franqueadas em Jacareí (SP) e Canavieira (BA), através do modelo de negócio Sorveteria Soft. Neste segundo semestre está previsto para ser inaugurado uma nova unidade da franquia na capital mato-grossense, Cuiabá.

Modelos de negócio

A Shakerama oferece cinco modelos de negócios distintos, com investimentos que variam entre R$99 mil a R$230 mil, e em todos eles os investidores poderão contar com o produto açaí. A rede possui um dos melhores valores de investimento do segmento no mercado.

Sorvete Artesanal: Este é o sorvete tradicional também conhecido com sorvete de “bola” ou de “massa”. Uma oportunidade para cidades pequenas a partir de 30 mil habitantes, e em ponto comercial com pelo menos 35m2 e com grande circulação de pessoas. O investimento inicial é de R$ 99 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação). São necessários três colaboradores de acordo o horário de funcionamento, com lucro líquido mensal de R$7 mil e faturamento bruto estimado de R$35 mil. Neste modelo não é necessário área de salão para clientes, apenas ponto de apoio.

Sorvete Soft: Uma oportunidade para cidades a partir de 45 mil habitantes, em ponto comercial com pelo menos 45m2, e investimento inicial de R$190 mil. A modalidade que apresenta uma lucratividade de 20% sobre o faturamento bruto estimado de R$45 mil, necessita de apenas quatro colaboradores para o desenvolvimento do negócio. Neste modelo é necessário trabalhar com local físico para acomodação dos clientes.

Sorvete Artesanal e Soft: Uma oportunidade para cidades a partir de 50 mil habitantes, e em ponto comercial com pelo menos 50m2, e investimento inicial de R$210 mil. São necessários cinco colaboradores e apresenta uma lucratividade na média de 20% do faturamento bruto estimado de R$47 mil.

Quiosque de Sorvete Soft: Uma oportunidade para shoppings e galerias com pelo menos 16m2. Investimento inicial de R$160 mil. Esse modelo oferece lucro líquido mensal de 20% do faturamento bruto estimado de R$35 mil.

Sorveteria com cafeteria: Uma oportunidade para cidades a partir de 100 mil habitantes, e em ponto comercial com pelo menos 50m2. Para este modelo, é necessário investimento inicial de R$230 mil. São necessários cinco colaboradores de acordo o horário de funcionamento e apresenta uma lucratividade na média de 20% do faturamento bruto estimado de R$49 mil.

A rede Shakerama além de atendimento in loco, também trabalha com a entrega de alguns itens do seu cardápio em um raio de 300 metros do ponto de venda. Oferece internet gratuita aos seus clientes, além de um cartão fidelidade totalmente digital controlado através de um aplicativo personalizado que é o serviço mais utilizado e comentado pelos consumidores.

Diferenciais que somam forças

A Shakerama oferece diversos diferenciais das demais concorrentes, entre eles é possível destacar itens importantes que farão diferença no dia a dia do franqueado.

É o caso do transporte, pois a fórmula exclusiva do sorvete Shakerama é um preparo para sorvete em pó que pode ser transportado como carga seca em temperatura ambiente nos caminhões o que diminui muito o custo com o transporte.

Além disso, esta receita oferece ainda 30% menos gorduras e açúcares em sua formulação. “Depois de muita pesquisa e testes de formulação, desenvolvemos um produto artesanal, com ingredientes de excelente qualidade e com baixo teor de gordura e açúcar. Nossa receita é em pó, onde a mistura final com o líquido é realizada dentro do ponto de venda por nossos colaboradores, dando ao produto qualidade artesanal, proporcionando sabor incomparável ao consumidor e lucratividade para os nossos franqueados, devido o custo do frete ser inferior pelo volume e peso dos itens transportados ser menores”, revela Luciano sobre a economia gerada.

A Shakerama oferece cardápio idealizado pela própria franqueadora com grande aceitação entre os brasileiros, capaz de agradar diversas classes sociais, pois entrega qualidade, praticidade e preço justo.

Suporte de qualidade

O suporte é um dos itens fundamentais que fortalecem o desejo de sucesso dos empreendedores/investidores. A rede oferece: Manuais operacionais; Orientação, avaliação e aprovação do ponto comercial; Projeto arquitetônico e de identidade visual para a unidade; Apoio nas etapas de execução das obras; Orientação na compra dos equipamentos e mobiliários necessários; Orientação na compra do estoque inicial e no recrutamento e seleção dos colaboradores; Treinamento inicial teórico e prático para o franqueado na unidade modelo e dos colaboradores no próprio ponto de venda vésperas da inauguração; Planejamento estratégico de marketing para a inauguração, e Software de gestão.

Com know-how a ser recebido da franqueadora, o franqueado não realizará gastos desnecessários e terá procedimentos eficazes, diferencial que torna o negócio uma opção de empreendimento mais seguro e competitivo. Todo o acompanhamento do negócio conta ainda com o apoio de uma equipe de profissionais qualificados e capacitados para suporte.

O franqueado terá ainda ao seu dispor fornecedores homologados com preços especiais na compra dos equipamentos, suporte na implantação da unidade envolvendo as adequações necessárias do ponto, contratação de colaboradores e treinamentos, métodos de gestão profissional e ajuda para o dia a dia da operação.

Expansão

No ano passado a franquia faturou R$850 mil e projeta alcançar este ano R$2.500 milhões com a inauguração de cinco novas unidades, totalizando oito franquias em operação.

“Nosso objetivo para os próximos cinco anos, a partir de 2019, é de fecharmos 12 contratos por ano. Para isso, temos um planejamento que inclui o lançamento de novos produtos a cada quatro meses para atingir o cliente final. Todo o mercado brasileiro tem grande potencial para receber os nossos modelos propostos. O Brasil é um país tropical e carente de produtos de qualidade a preço justo, e se temos preferência de explorar uma região em detrimento de outra, são por motivos logísticos e de estratégia”, explica Luciano que revela que os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão no radar da empresa para expansão dos negócios neste primeiro momento.

Com cinco modelos de negócio, a Shakerama não pretende parar por aí. É que a rede conta um projeto de franquia modular, ou seja, adaptada a necessidade e oportunidade que o interessado em franquia tem em suas mãos. Mediante estudos é possível adaptar o projeto a necessidade do empreendedor.

Perfil de empreendedor

Para investir em uma franquia Shakerama é indicado que o empreendedor tenha identificação com a marca e o conceito do negócio; Ter disponibilidade de tempo integral para estar na operação ou nomear um gestor que tenha; Seguir a padronização dos procedimentos; Ser dedicado e comprometido; Ser dinâmico e ter liderança; Ser organizado, criativo e ter disciplina; Ter postura ética e espírito de parceria; Ser persistente para atingir objetivos, e capacidade de investimento.

“A proposta oferecida pela empresa é direcionada a empreendedores que desejam investir em um negócio próprio, de grande aceitação, com boa margem de segurança e com um excelente público consumidor, gerando consequentemente, margens de lucros reais e atraentes”, diz o empresário.