Setor de Franquias investe no uso das redes profissionais para impulsionar a captação de clientes

A expansão da marca é um desafio para os franqueadores, por isso, estão em constante busca de ferramentas que ajudem a atrair os franqueados. Já o empreendedor que deseja adquirir uma franquia, procura informações que auxiliem na escolha do melhor negócio para investir. A boa notícia é que existe a possibilidade de atender os interesses tanto do franqueadores, quanto dos futuros franqueados e, a maneira mais eficiente é através das redes sociais de negócios.  

Em uma rede social profissional, como o Linkedin com 450 milhões de usuários no mundo, as franquias têm espaço para desenvolver uma estratégia de marketing visando estabelecer uma política de relacionamento com os propensos clientes. Enquanto os potenciais compradores encontram um ambiente fértil para pesquisar, nas páginas oficiais das marcas, dados confiáveis para facilitar o processo da tomada de decisão.

Denise Maia, especialista em social business da DMS, ressalta a importância desta conexão dentro das redes de alta performance. “Pessoas em busca de uma franquia para adquirir irão consultar o perfil da empresa e dos responsáveis para avaliar, além do histórico e conquistas, metas estabelecidas, consistência do discurso e alinhamento com a prática do negócio. Então, o dono de uma franquia deve se preocupar em comunicar sua visão de mercado, valores, sua posição perante o seu negócio e todas as conquistas alcançadas até o momento. Desta forma, seus possíveis clientes e parceiros poderão se identificar com o que ele representa”.

As estatísticas comprovam a eficiência das plataformas corporativas, segundo o relatório internacional, Franchise Development Report de 2014, 42% das vendas de franquias vieram da internet. Além disso, as vendas pelas redes sociais tiveram um crescimento nos últimos anos da ordem de 267%.  Se já se observa isso nas redes sociais em geral, imagine numa rede voltada para os negócios, onde há um público mais restrito e selecionado de usuários. “As pessoas ali fazem parte de um segmento que está ativo no mundo corporativo, que contribui para a comunidade por meio de compartilhamentos de matérias ou gerando conteúdo próprio, além do grande networking disponível”, conta a especialista.

A demanda é uma realidade, tanto que Denise foi contratada pela franqueadora do BNI Brasil (Business Network International), a maior organização de networking do mundo, para treinar seus funcionários no uso correto da página da empresa para a expansão da franquia. Ela também ficou responsável pelo treinamento dos franqueados e o próximo passo será treinar os membros dos grupos.  

Quando bem usado, o mundo corporativo virtual permite aumentar a percepção de uma marca, se conectar com potenciais clientes, além de ser um canal onde seu público está mais engajado, capacitado e procurando novas possibilidades. E, para favorecer ainda mais o networking nas plataformas corporativas entre franqueadores e possíveis franqueados, a especialista em social business da DMS, Denise Maia, destaca algumas estratégias.

Posicione sua franquia – invista em uma página corporativa com informações completas e publique conteúdo relevante, notícias, cases de sucesso, eventos e conquiste seguidores para esta página, assim você terá uma forte presença nas redes sociais. O perfil do profissional que está à frente da franquia também deve estar atualizado e com informações relevantes de quem é como profissional, isso gera credibilidade para quem deseja ser um franqueado.

Foque no seu público-alvo – participe de grupos que abordem temas ligados a seu ramo de atuação, certamente, encontrará pessoas mais susceptíveis a tornarem-se bons candidatos para investir no seu negócio. Comunidades de empreendedores são sempre bem-vindas. Monitore os grupos e filtre pessoas interessadas em franchising. Quanto maior for o conhecimento sobre o seu público, mais fácil será para se conectar e posicionar sua franquia como uma oportunidade.

Analise o mercado – pesquise na rede o perfil dos concorrentes e avalie os pontos positivos e negativos que eles expõem.  Utilize estas informações para verificar se o seu posicionamento está dentro das expectativas do mercado. Sempre passa uma boa impressão demonstrar que está atualizado e alinhado com o setor.

Invista no poder da sua marca –  conte sua história e sua trajetória. Aproveite para mostrar os benefícios e conquistas da franquia. Gere conteúdo que mostre o potencial da sua empresa, como por exemplo, a abertura de novas unidades, as notícias que saíram sobre o seu negócio nos veículos de comunicação, dados sobre expansão de mercado, prêmios e reconhecimentos. E não esqueça da cereja do bolo, os depoimentos dos franqueados, que demonstram o quanto eles estão satisfeitos com a parceria e como é confiável e rentável investir na sua marca.

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