Sebrae-SP realiza palestra gratuita sobre ‘Caminhos para exportação’ na capital

Diante da cotação do dólar em patamares elevados, a venda para outros países aparece como um estímulo para as empresas brasileiras em busca de mercados alternativos, ainda mais diante de um cenário difícil no Brasil. Para o empresário que está de olho no mercado internacional, o Sebrae-SP, em parceria com o Ciesp Distritral Lapa, vai promover na zona Oeste da Capital o evento “Caminhos para Exportação”, no dia 10 de maio, das 09h às 13h, na Faculdades Integradas Rio Branco. A palestra é gratuita.

O gerente do Sebrae-SP, Thiago Brandão Farias, dará um panorama sobre o cenário atual das exportações brasileiras, principais setores e os caminhos para a exportação, como a criação de um e-commerce para a venda internacional. Haverá um intervalo para os empresários tirarem dúvidas.

Na capital de São Paulo, as exportações tiveram crescimento de 0,8% enquanto que s importações registraram queda de 19,7%, em 2015. No saldo, o resultado foi 42,5% negativo. “Se por um lado, exportar é uma oportunidade para o empresário, por outro, ele vai precisar buscar muitas informações sobre como acessar esse novo mercado, se vai precisar fazer algum tipo de adaptação no produto. O planejamento é essencial para evitar que a oportunidade se transforme em uma dor de cabeça”, afirma o gerente do Sebrae-SP na região Oeste, Alessandro Leite de Lima.

Confira cinco passos importantes para quem pretende vender online para o mercado internacional

1 – Planejamento

A empresa precisa planejar e ter o controle de todas as etapas do processo de criação do e-commerce, além das metas e do orçamento. É importante saber explicar o significado de seu nome e verificar quanto o produto ou serviço vai custar.

2 – Análise do mercado

O empresário precisa fazer uma análise de mercado e qual público o produto pode atrair. Se a pesquisa indicar, por exemplo, um potencial do mercado árabe, o empresário pode investir em uma divulgação para esse público em vez de investir em uma tradução para o espanhol.

3 – Oferta de produtos

Além da pesquisa de mercado, é importante fazer uma pesquisa dos produtos que serão vendidos no exterior, avaliar formas de transporte, embalagens e data de validade.

4 – Público e comunicação

É importante definir o público-alvo e quais as estratégias para conquistar a confiança do seu cliente.

5 – Aprendizado

Para começar um e-commerce voltado para exportações é preciso avalie as necessidades de aprendizado e como os parceiros escolhidos podem ajudar a alavancar as vendas.

Serviço

Data: 10/05/2017

Horário: 9h00 às 13h00

Investimento: GRATUITO

Local: Faculdades Integradas Rio Branco

Av. José Maria de Faria, 111 (Travessa da Av. Ermano Marchetti – altura n°928

Programação:

08h30 – Credenciamento e café boas vindas

09h00 – Abertura

09h20 – Palestra SEBRAE-SP  – Passo a passo para exportação direta

10h00 – Talk Show

10h30 – Coffee Break

11h00 – Palestra CECIEx CIESP – Exportação indireta

11h30 – Talk Show

12h00 – Palestra APEX –  Os Caminhos das Exportações Brasileiras

12h40 – Encerramento                      

Inscrições e Informações : 3803-7500  ou 0800 570 0800