RE/MAX escolhe Rede Vistorias para inspeção imobiliária

A franquia imobiliária RE/MAX e a Rede Vistorias anunciam um acordo inédito que visa oferecer maior transparência nas transações imobiliárias no mercado brasileiro. Muito conhecida nos Estados Unidos como home inspection (*), a vistoria terceirizada de transferência confere para todas as partes envolvidas nesse tipo de transação imobiliária mais isenção e credibilidade.

De acordo com Enrico Dias, fundador da Rede Vistorias, a parceria representa um passo muito importante para a empresa no Brasil. “A RE/MAX é a rede imobiliária que mais vende imóveis no mundo e, devido a esta expertise, sabe da importância de uma vistoria especializada”, afirma.

Ainda segundo o empreendedor, nos Estados Unidos a vistoria para compra/venda de imóveis é muito difundida e ocorre em praticamente todas as transações de transferência. No Brasil, esse conceito ainda é pouco difundido. “A inspiração veio do mercado de automóveis. A inspeção automotiva já é mais conhecida dos brasileiros. A inspeção de transferência de imóveis segue o mesmo princípio”.

Conforme Peixoto Accyoli, presidente da RE/MAX no Brasil, o que ocorre nas imobiliárias de um modo geral é que o corretor tira fotos e faz algumas anotações que podem ser interpretadas de diferentes maneiras por locatário/locador/comprador. “Esta parceria passa a ser um diferencial competitivo muito grande para nós e esperamos, naturalmente, ter uma relação ainda melhor com nossos clientes, pois os laudos são altamente detalhados e ilustrativos”.

Accyoli destaca que a prestadora de serviços foi escolhida pelo alto nível de profissionalismo demonstrado e que as franquias da marca devem absorver o custo do serviço extra dependendo do valor de cada aluguel, sem repasse aos clientes finais.

A Rede Vistorias

A Rede Vistorias iniciou suas operações em 2014 ao perceber a carência desse tipo de serviço no Brasil. Com foco nessa lacuna do mercado e depois de muito estudo, aliado ao desenvolvimento de novas tecnologias, quatro empresários decidiram investir e apostar nesse segmento.

De acordo com Enrico Dias, é muito comum os conflitos acontecerem após a compra/venda de um imóvel. “Todos nós conhecemos casos de amigos e/ou conhecidos que só descobriram problemas no imóvel após a transferência do mesmo”, afirma, explicando que, nesses casos, o comprador reclama ao vendedor, que passa a bola para a imobiliária, que acaba sem saber o que fazer, o que gera um problema de imagem para a mesma.

Modelo de Negócio e Tecnologia da Rede Vistorias

O modelo de negócio da Rede Vistorias é muito claro. A empresa possui tecnologia própria e oferece os serviços de vistoria terceirizada e isenta. O serviço é ideal para complementar a oferta de serviços das  imobiliárias.  “O serviço profissional, elaborado por um terceiro, com laudo independente, confere transparência e dá segurança a todos os envolvidos”, pondera Enrico. Por esses motivos e pelo valor acessível, os fundadores da Rede Vistorias têm planos ousados de crescimento para a empresa.

Atualmente, a Rede Vistorias conta com quatro unidades próprias e 30 franqueados espalhados pelo Brasil. O objetivo da marca é chegar a 50 unidades até o final de 2018 e, 500, ao final de 2022.