Receitas exclusivas são a grande sacada de redes de franquias de alimentação

Uma prévia do balanço do desempenho do franchising em 2018 e projeções para 2019,  foram divulgadas pela ABF(Associação Brasileira de Franchising) em 22 de janeiro deste ano e comprovam aquecimento do mercado de franquias. Enquanto as projeções para 2019 são um aumento de 5% no total de unidades em operação no país, acompanhado de um crescimento de 8 a 10% do setor, a prévia do balanço demonstra um crescimento de 7% na receita do setor durante o ano passado.

Entre os segmentos, o ramo de alimentação é um dos que mais movimenta o franchising. A última pesquisa de desempenho divulgada pela ABF, é referente ao terceiro trimestre de 2018 e aponta o segmento de alimentação como o ramo de maior faturamento, durante o período de julho a setembro do ano passado. Os dados da pesquisa apontam que somente nesse intervalo de tempo, as redes de alimentação faturaram 11,616 bilhões.

Entretanto, a competitividade que existe nos mercados de todos os ramos de negócio e geralmente tira o sono dos empreendedores, se faz claramente presente dentro do segmento de alimentação e leva as marcas a buscarem cada vez mais soluções na criação de diferenciais competitivos. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas), caracteriza-se como diferencial competitivo, atrativos que conferem individualidades e elevam uma empresa frente aos seus maiores concorrentes.

A primeira coisa em que um empreendedor deve pensar ao construir diferenciais competitivos é no potencial inovador de seus produtos. Se tratando de franquias de alimentação, a inovação fica por conta de receitas exclusivas, como explica Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO, holding responsável por levar mais de 50 marcas ao mercado de franchising.

Atanazio elucida essa questão ao afirmar que “Em um mercado tão competitivo como é o de alimentação, receitas e produtos exclusivos podem ser a grande sacada de diferenciação do negócio. De alguns anos para cá, os consumidores tem ficado um tanto quanto mais exigentes. Quando se tornam fiéis a uma marca, o engajamento é tamanho, passando até a ser divulgadores desta, mas, para que sua fidelização aconteça, tem de haver diferenciação de mercado. Estes diferenciais podem se dar por meio da experiência da compra, atendimento, praticidade, status, mas a forma de diferenciação mais presente em negócios de alimentação ainda é a de produtos exclusivos. Se pensarmos que negócios de alimentação exploram compras de impulso e de destino, a segunda opção é primariamente causada pelo interesse do consumidor no negócio e, para que esse interesse perdure, é necessário que o negócio ofereça algo a mais, sempre. A pergunta que deve ser feita é: o que meu negócio oferece que o dinheiro não pode comprar? Exclusividade é a bola da vez.”.

O Grupo ATNZO, conta em seu departamento de expansão, atualmente com cinco marcas de alimentação que atuam no mercado com receitas exclusivas, cada uma em uma vertente diferente. As redes são Texans Burguers, Fritos no Cone, Sucos Moenda, Ali das Arábias e La Porchetta Bar.

A Texans Burguers foi fundada em 2016 por Juliano Souza, na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Apaixonado pela cultura e gastronomia texana, Juliano que já possuía um carrinho de batatas fritas, queria apresentar ao seu público um produto diferente de tudo o que já era oferecido pela concorrência.

Sendo assim, criou receitas exclusivas de hambúrgueres nos mesmos moldes utilizados pelos texanos nos fundos dos quintais, “com muito barbecue e fumaça” como ele mesmo costuma dizer, cuja preparação pode ser acompanhada pelo cliente. Os diferenciais dos produtos são os temperos tipicamente texanos e os molhos criados por Juliano.

A Fritos no Cone nasceu em 2015 na pequena cidade de Mirassol, vizinha de São José do Rio Preto, quando os amigos, Leonardo Evangelista e Rogério Sartori, decidiram largar o emprego formal e investir em uma Kombi, onde vendiam deliciosas batatas fritas, mas não qualquer batata, uma batata com corte diferenciado, macia e cremosa por dentro, sequinha e crocante por fora, acompanhada de molho caipira de receita exclusiva. Depois de fazer sucesso com as batatas no cone, a Fritos lançou as porções de iscas de frango, batatas rústicas, onion rings e por fim, a famosa coxinha vulcão. Também de receita exclusiva da Fritos no Cone, a coxinha vulcão tem diversos sabores, todos acompanhados por catupiry, cheddar ou cream cheese e leva muito mais recheio do que uma coxinha tradicional.

O Sucos Moenda existe desde 1974 e está estrategicamente localizado no centro da cidade de São José do Rio Preto. A tradicional casa de sucos já faz parte da rotina de milhares de consumidores riopretenses, que fazem questão de entrar e saborear os deliciosos sucos e a famosa torta de frango. O cardápio do Moenda conta com mais de 100 opções de sucos, todos feitos com frutas frescas, além dos salgados produzidos artesanalmente, com receitas exclusivas.

Outro diferencial do Sucos Moenda é o menu personalizável, já que a casa possibilita que o cliente monte seu suco com as frutas de sua preferencia.

Ali das Arábias, restaurante especializado em culinária árabe foi fundado pela família Brienze Dahwache, em 2017, na cidade de Mirassol, interior paulista e logo se tornou grande sucesso, entrando rapidamente para o mercado do franchising. Formada pelo casal Adil nickolas dahwache (filho de libaneses) e Sônia Aparecida Brienze Dahwache, juntamente com a sobrinha e afilhada Bianca Brienze Escandola, a família tem a gastronomia árabe como paixão e serve, seguindo a todas as tradições culinárias, seus principais pratos típicos. Entretanto, o Ali das Arábias se destaca pelos diversos tipos de “camelos”, lanches servidos no pão folha, com receitas exclusivas, criadas com muito carinho por Adil.

Além de saborear os incríveis camelos, quem vai ao Ali das Arábias pode esperar uma incrível experiência, já que o ambiente temático conta com decoração bastante peculiar e característica dos restaurantes libaneses, oferecendo ainda acessórios para que os cliente possam tirar fotografias e guardar recordações de sua ida ao local.

O La Porchetta Bar, fundado em 2017 também tem uma história de sucesso, comandado pelo ex-produtor de cinema, Pedro Lucínio, sua esposa Gisele Manella e os filhos Lorenzo e Enrico. O carro chefe, a porchetta, prato feito com carne de porco desossada, temperada, enrolada, amarrada e assada, cuja gordura derrete e escorre, transformando a pele em uma crocante pururuca.

Entretanto, o destaque do La Porchetta Bar está nos pratos autorais, cuja estrela principal é o porco, como o porco loko, que leva pernil suíno assado e desfiado, geléia artesanal de abacaxi com pimenta, salada de cebola roxa e um chips de pastel. O que também faz sucesso é o torresmo da casa, que é preparado de forma diferenciada dos torresmos tradicionais, ele demanda diversos processos e formas de cocção antes de ser assado, o que faz toda a diferença na hora de degusta-lo.

O bar também propõe uma experiência de consumo bastante particular, com ambiente intimista ele acolhe desde o happy hour com amigos até o jantar em família.

É importante ressaltar que a exclusividade de uma receita não está somente em seu todo, tampouco no resultado final do prato, mas pode se manifestar na forma de preparo, em ingredientes não convencionais, na forma como o prato é apresentado, entre outras maneiras.