Por que analisar o mix de produtos interfere nos resultados da franquia?

Selecionar a franquia certa é, sem dúvidas, um dos grandes sonhos de quem deseja conquistar a independência profissional e financeira através do trabalho como franqueado e próprio patrão.

Há muito fatores a considerar antes de declarar a decisão final e formalizar a assinatura do contrato. Estes fatores são formados por pontos relacionados a critérios de perfil pessoal, da solidez do negócio e reconhecimento da franquia.

No entanto, especialmente para quem opta por investir em uma franquia ligada à área de comércio, há um ponto importantíssimo a considerar antes da abertura e lançamento: O mix de produtos.

No caso de franquias de marcas que possuem grande variedade de produtos, a escolha certa do mix pode determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio. Isto porque com as variedades, caso escolha os produtos que não se adequam às necessidades do seu público regional, sua loja pode não atrair clientes e consequentemente não vender conforme o esperado.

Dicas para gerir o mix de produtos da sua franquia

1) Atenção ao tamanho do seu mix de produtos
Há uma antiga regra geral que diz que “quão maior o mix de produtos, melhores os resultados”. Embora esta regra seja muito coerente para a maioria dos negócios, nem sempre investir na quantidade será o melhor para o seu negócio.
Para não ter erro nesta decisão, comece analisando com frequência o perfil e as necessidades do seu cliente, pois somente assim entenderá o que realmente ele está precisando e fará escolhas certas e inteligentes para o seu mix de produtos funcionar corretamente.

2) Cheque o impacto do seu mix de produtos
Após a compreensão do mercado e a escolha de produtos certos, será preciso fazer com que seu mix gere efeitos, especialmente se a penetração da sua franquia for em âmbito nacional.
Para este efeito, você deverá estudar o impacto de cada produto junto aos seus clientes e sempre se questionar sobre temas como:
Meus produtos atuais estão sendo bem aceitos pelo meu mercado/público?
O cliente precisa de novas opções do mesmo produto?
O preço dos produtos atuais estão adequados/competitivos?
Como fazer promoções diferenciadas?

3) Cuidado com equívocos
Tome cuidado para, no caso de expandir muito seu mix de produtos, checar se ele gerará impactos negativos nas despesas de gestão. Um mix de produto desnecessariamente grande, ao invés de gerar lucro, pode se transformar em prejuízo, além disso, muita variedade, mas poucas quantidades de peças iguais pode gerar frustração em seus clientes quando não encontram o modelo
Lembre-se: em alguns casos vale mais à pena focar em quantidades maiores de produtos com boa saída.

4) Mensure e avalie os resultados
Para garantir o tão esperado sucesso, além das escolhas inteligentes e da gestão otimizada do seu mix de produtos, você deverá monitorar formalmente o desempenho das suas vendas e estoque.
É importante listar a rentabilidade e os custos de produção / compra de cada um, relacionando-os e comparando-os. Organize esses dados em uma tabela para visualiza-los melhor. Assim fica mais fácil mensurar seu desempenho e avaliar quais devem ser suas próximas decisões de reposição e investimentos no mix de produtos ideal para o sucesso da sua franquia.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!