Petland projeta dobrar o número de pet shops em 2017

Mais do que planejar, a Petland tem conseguido colocar em prática a expansão da rede de franquia de pet shop no Brasil. Com quase três anos de operação, a marca vem mantendo um ritmo sustentável de crescimento. Atualmente, a rede tem 35 lojas, entre abertas e em construção, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraná.

Para atingir as metas de expansão, a empresa tem buscado diversos formatos de operação. Um deles é a master franquia estadual ou regional. A cidade de Santos, no litoral paulista e o estado do Paraná lideram o ranking com quatro unidades cada. No Espírito Santo, a segunda loja, e a primeira em shopping da rede Petland, deve ser aberta no mês de março. Em 2016, os estados do Rio de Janeiro e da Bahia entraram no mapa de crescimento, com a abertura de novas lojas nas cidades de Rio das Ostras e de Salvador, respectivamente.

Os planos contratados com os respectivos master franqueados para os próximos cinco anos são:  40 lojas no Paraná, 15 no Espírito Santo, 25 na Bahia e 15 unidades no litoral de São Paulo.

“O mercado pet ainda é muito pulverizado, formado principalmente por veterinários que não estão preparados para a gestão do negócio. Temos um potencial enorme para profissionalizar o setor de pet shop no Brasil, oferecendo estratégia, inteligência de varejo, preços competitivos, marca forte e experiência de compra real aos visitantes”, diz Rodrigo Albuquerque, sócio-diretor da empresa e responsável pela expansão da rede. Ainda segundo levantamento da Petland, há cerca de 50 mil lojas que trabalham com o segmento pet, sendo que mais de 99% dos empresários só tem uma ou duas lojas. Para o executivo, quem está entrando no mercado agora deve apostar na profissionalização da gestão e em uma gama maior de serviços para aumentar as margens.

Além da master franquia, o plano de crescimento da Petland em 2017, para chegar a 60 lojas, contempla a assinatura de 10 contratos de lojas novas e 10 contratos de conversão de lojas no estado de São Paulo, uma das apostas da marca para potencializar a expansão.

“A conversão de bandeira tem se provado eficaz e rentável aos franqueados que converteram suas operações. 15% da rede hoje são de lojas convertidas. A tendência para os próximos anos é que a conversão corresponda por mais de 50% da expansão. Com o suporte da rede, o empresário consegue melhores descontos com os fornecedores, um pacote de ferramentas de gestão, consultoria de campo mensal, avaliações de loja direcionadas, eventos focados em inteligência de vendas e grandes melhorias de margens de lucro. No litoral de São Paulo, há casos de faturamento que triplicaram e margens de lucros mais do que dobraram”, afirma Albuquerque.

Novos investidores

A empresa oferece diversos formatos de lojas para atrair novos investidores: compactas (sem filhotes), com área de 80m2 até 170 m2 para atender os mercados e completas (com filhotes), com tamanhos entre 180m2 podendo chegar até 1000m2. . O modelo de operação de loja compacta tem algumas vantagens econômicas como custo de instalação reduzido, custo de ocupação até 50% menor e maior facilidade operacional.

O faturamento médio, dependendo do tamanho da loja, pode chegar a R$ 1.200 /m² quando a empresa atinge maturidade. O investimento inicial na franquia é a partir de R$ 296 mil, incluindo o treinamento de sete dias na Universidade Petland (presencial e on-line), que consiste em transmissão de informação continuada e não simplesmente no início da operação.  O prazo de contrato é de cinco anos, e o retorno vem de 24 a 36 meses.

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